17º SUPER BOCK SUPER ROCK

14, 15 E 16 DE JULHO – PRAIA DO MECO

Depois de o concerto de apresentação de “Lisbon” no Coliseu de Lisboa ter sido considerado um dos melhores de 2010, os The Walkmen trazem a magia ao Meco a 14 de Julho, no palco Super Bock.

No palco EDP, mais três confirmações de peso: os Tame Impala com o seu mais recente trabalho de estúdio, “Innerspeaker”, Ian Brown, figura de destaque na música britânica e ex-líder dos míticos The Stone Roses e, a comprovar que o que é nacional é bom, uma salva de palmas para os Paus.

THE WALKMEN – Donos de um culto impressionante em Portugal, os The Walkmen regressam a Portugal com o seu último álbum de estúdio, “Lisbon”. Diz-se que Portugal está na moda. Prince tocou com Ana Moura, M.I.A. gravou com os Buraka Som Sistema e agora é a vez dos The Walkmen se deixarem influenciar pelo nosso país e baptizarem o seu novo trabalho com o nome da capital portuguesa. Bastante influenciados por Bob Dylan, os The Walkmen vivem na recém “baptizada” “Meca do indie”, Nova-Iorque. Depois das memoráveis actuações no Super Bock em Stock há 3 anos, no Super Bock Super Rock, há dois anos, no Coliseu dos Recreios o ano passado e dois discos altamente aclamados pela crítica, os Nova-Iorquinos regressam a Portugal para um concerto que se espera muito especial.

TAME IMPALA – No activo desde 2007, só no ano passado é que os Tame Impala viram o seu álbum de estreia chegar às lojas. No entanto, nos três anos que separaram o quarteto australiano do formato de longa-duração, o burburinho criado à volta do EP homónimo, com o selo da Modular Recordings (que edita, entre outros, nomes como Wolfmother, Cut Copy ou New Young Pony Club) foi mais do que suficiente para manter o interesse do público e da crítica em alta. Assim, em 2010, o ansiosamente aguardado “Innerspeaker” foi aclamado pela imprensa especializada e atingiu a quarta posição na tabela de vendas australiana. A conceituada Pitchfork reconheceu o trabalho como “Best New Music”. Com influências marcadamente ligadas ao rock psicadélico, o som do grupo distingue-se pelas melodias oníricas que sobressaem nas suas canções.

IAN BROWN – Apesar de ser inevitável a menção ao seu percurso à frente dos míticos The Stone Roses, Ian Brown é uma figura de destaque na música britânica por mérito próprio. Amplamente reconhecido tanto pela crítica, como pelo público, Brown tem coleccionado prémios e nomeações para alguns galardões mais importantes da indústria discográfica, tendo sido nomeado seis vezes para a categoria de “Best British Solo Artist” dos Brit Awards, entre outros. Em 2009, editou o seu sexto trabalho de estúdio a solo. Inspirado no álbum “Thriller” de Michael Jackson, “My Way” inclui uma abordagem mais pop ao universo musical de Brown. O tema “Stellify”, originalmente escrito para Rihanna, resultou da primeira vez que o artista de Cheshire se sentou com a intenção de escrever uma canção de amor, acabando por se tornar o single de apresentação do disco.

PAUS – Podíamos dizer que é uma espécie de “all-star” band nacional, formada por elementos de alguns dos grupos de maior culto dos últimos anos em Portugal. Também podíamos dizer que foram uma das grandes surpresas do ano 2010, graças ao seu EP de quatro faixas, “É Uma Água”, lançado com o selo da Enchufada. Podíamos dizer tudo isso e muito mais, mas a verdade é que, apesar de serem um verdadeiro fenómeno, os PAUS não são dados a grandes explicações. Neste momento, o colectivo de Hélio Morais, Joaquim Albergaria, João Pereira e Makoto Yagyu está a terminar as gravações do seu muito aguardado álbum de estreia e a preparar o seu concerto no Super Bock Super Rock deste ano. Apesar do disco só sair depois do Verão, a prestação do grupo deverá incluir vários temas novos no alinhamento.

JÁ CONFIRMADOS:

QUINTA-FEIRA, 14 DE JULHO

Palco Super Bock
ARCTIC MONKEYS | BEIRUT | THE KOOKS | THE WALKMEN

Palco EDP
EL GUINCHO | THE LEGENDARY TIGERMAN | TAME IMPALA

@Meco
NICOLAS JAAR (LIVE)

SEXTA-FEIRA, 15 DE JULHO

Palco Super Bock
ARCADE FIRE | PORTISHEAD | THE GIFT | RODRIGO LEÃO & CINEMA ENSEMBLE

Palco EDP
CHROMEO

@Meco
SVEN VÄTH

SÁBADO, 16 DE JULHO

Palco Super Bock
THE STROKES | BRANDON FLOWERS | ELBOW

Palco EDP
IAN BROWN | THE VACCINES | JUNIP | PAUS

Autor: Marisa Dias Antunes