Diretor de Leaving Neverland afirma que biografia de Michael foi apenas para lucrar

José Fonseca

19 de Maio, 2026

Dan Reed, o diretor do documentário da HBO Leaving Neverland, expressou seu desagrado com o novo filme biográfico sobre Michael Jackson. O diretor de Michael, Antoine Fuqua, insinuou que as acusadoras de Jackson estavam apenas tentando ganhar dinheiro. Reed rebateu essa afirmação, condenando o filme biográfico como uma jogada financeira cínica.

O diretor de Leaving Neverland partilhou seus pensamentos sobre Michael

Cinco homens acusaram Jackson de abusar sexualmente deles durante a infância. Jackson negou isso, mas admitiu ter dormido na mesma cama que crianças. Quando questionado sobre as acusações, Fuqua disse à The New Yorker que não sabia a verdade sobre as acusações, mas acrescentou que “às vezes as pessoas fazem coisas nojentas por dinheiro.”

Reed achou essa resposta irônica, pois ele acredita que o biopic de Michael é uma jogada para ganhar dinheiro.

“Para Antoine Fuqua acusar pessoas de buscar dinheiro é meio irônico,” ele disse ao The Hollywood Reporter. “Parece-me que todas as pessoas envolvidas neste filme estão apenas fazendo dinheiro.”

Embora uma versão anterior do filme mostrasse Jackson lidando com as acusações, essas cenas não aparecem mais no filme. Reed acredita que é impossível contar a história de Michael Jackson com fidelidade sem mencionar as acusações de abuso sexual infantil.

“Como você pode contar uma história autêntica sobre Michael Jackson sem mencionar que ele foi seriamente acusado de abusar de crianças?” ele perguntou. “Eu realmente não vejo isso. Se alguém está ganhando dinheiro, são o patrimônio de Michael Jackson e as pessoas que trabalharam neste filme biográfico.”

O diretor de Leaving Neverland explicou por que ele acha que as pessoas ignoram as acusações sobre Michael Jackson

Embora Jackson tenha sido acusado de abuso sexual infantil, muitos de seus fãs não acreditam nas acusações. O filme foi um enorme sucesso de bilheteria. Reed disse que recebeu críticas significativas por ter feito Finding Neverland.

“É como religião. Isso é interessante? Não sei,” disse ele. “Eles o consideram um Deus, então blasfêmia não é permitida, e qualquer um que blasfeme contra a divindade é ameaçado de morte. Isso é bem comum. Temos visto isso ao longo dos séculos.”

Ele explicou por que acha que as pessoas parecem tão relutantes em acreditar nas acusações.

“Acho que é em parte porque a música dele é tão onipresente, não é? Faz parte da trilha sonora da vida das pessoas. Mas também é porque Jackson, de certa forma, criou uma identidade para si mesmo na qual tinha uma história de desculpa para justificar por que gostava de conviver com crianças pequenas, certo?”

A imprensa tem sido excessivamente favorável na cobertura de Jackson

Antes do lançamento do filme, Reed disse ter visto muita cobertura positiva. Enquanto o filme recebeu críticas amplamente negativas por parte da crítica, ele também viu cobertura favorável.

“Acho claramente que parte da imprensa está bajulando a máquina Jackson porque: A, o patrimônio e a base de fãs sempre garantiram que o preço de criticar Michael seja anos de invectivas e calúnias e o que mais houver,” disse ele. “E B, há muita dinheiro a ser feito com qualquer tipo de associação com o IP Jackson. Se você puder embarcar e fazer parte do sucesso deste filme, então isso vai ser bom para você.”

Ele acredita que o patrimônio de Jackson intimidou as pessoas.

“A razão pela qual ele consegue passar impune é porque era tão rico e cercado por advogados extremamente agressivos e perspicazes, com recursos tremendos,” disse Reed. “O patrimônio de Michael Jackson ainda inspira medo em quem quer se opor a eles, e certamente são adversários formidáveis se você decidir enfrentá-los.”

José Fonseca

José Fonseca

Sou o José, redator do Jornal Inside e apaixonado por tudo o que envolve música, cinema e cultura pop. Gosto de transformar tendências e bastidores em histórias que prendem o leitor. Escrevo para que cada notícia seja uma porta aberta para o universo vibrante do entretenimento.