AIDGLOBAL espera mais de mil jovens numa caminhada pela mudança global

Dia 15 de Maio, pelas 14 horas, em Vila Franca de Xira

A luta por cidades e comunidades sustentáveis; ação climática; paz, justiça e instituições eficazes são os objetivos desta caminhada.

Lisboa 13 de Maio – Mais de 1.000 jovens vão caminhar dia 15 de maio, pelas 14 horas, em Vila Franca de Xira, por um mundo melhor. Foi este o desafio lançado pela AIDGLOBAL, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) cuja missão é Agir, Incluir e Desenvolver pela Educação, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira. Integrada numa iniciativa europeia, a Caminhada Global ODS tem como objetivo sensibilizar os mais jovens e a opinião pública em torno de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para implementação até 2030. Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11º) a par da Ação Climática (ODS 13º); Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16º) foram os temas selecionados para liderar a Caminhada que se inicia em 2019.

A Caminhada, que parte do Jardim Municipal de Vila Franca de Xira e termina no Parque do Cevadeiro, pretende aumentar o espaço de cidadania para a juventude e seu envolvimento cívico e comprometido em promover uma cultura transformadora de corresponsabilidade a nível global.

Esta ação é o culminar de uma fase do projeto que elegeu 70 jovens líderes que mobilizaram os seus pares para esta causa. Assim, no dia 15 de maio, estes jovens juntar-se-ão a outras figuras de destaque da sociedade portuguesa que se identificam com esta luta que afinal é de todos. “Este é um momento muito importante de sensibilização para a mudança e por essa razão faz sentido o envolvimento da sociedade civil, a comunidade escolar e de todas as entidades que possam ajudar a contribuir para a mudança de comportamentos”, afirma Susana Damasceno, Presidente da ONGD AIDGLOBAL.

A Caminhada Global ODS – por Comunidades Sustentáveis (2019) está integrada no projeto europeu de Educação para o Desenvolvimento – “Walk The Global Walk”, alinhado com a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022, e implementado pela AIDGLOBAL, que contempla a eleição de jovens líderes com o papel de sensibilizar os mais novos, formações de professores, cursos educativos para alunos, atividades de educação, organização de uma semana europeia dos ODS, workshops temáticos e a organização de uma escola internacional de verão.

Neste projeto participam Itália, França, Chipre, Reino Unido (País de Gales e Escócia), Portugal, Grécia, Croácia, Bulgária, Roménia, Bósnia e Herzegovina, Albânia e 11 organizações da sociedade civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, sendo que estas participam enquanto parceiros técnicos das autarquias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *