Amadou & Mariam

FOLILA no Coliseu de Lisboa

Amadou Bagayoko e Mariam Doumbia, dois dos maiores embaixadores mundiais da cultura do Mali, tão hipnótica quanto festiva, visitam-nos no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 25 de Abril. Uma noite quente e de celebração de uma música enorme.

Amadou & Mariam fazem uma música de superação, que não conhece fronteiras. Uma música riquíssima em imagens, projecção nos instrumentos e nas vozes do magnífico mundo interior deste casal de invisuais.

Folila, o seu último álbum, é a prova da universalidade desta linguagem, juntando-os a gente como Santigold, TV on the Radio, Jake Shears (Scissor Sisters) ou Nick Zinner (Yeah Yeah Yeahs), no qual inventam uma nova ponte que liga o Mali ao resto de um universo pop/rock com o qual namoram sem problemas consciência. Não comprometendo a originalidade das suas canções, cantam todo um povo enquanto nos põem os sentidos em polvorosa.

Depois da visita a Portugal com o espectáculo Eclipse (apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian, em Novembro de 2012), que decorria na escuridão – aproximando músicos e público, mas também centrando toda a atenção nas histórias e nos sons que a dupla apaixonadamente coloca nas suas canções –, desta vez teremos entre nós a festiva passagem de Folila para palco. Aos temas novos juntar-se-ão, naturalmente, outros recuperados de Dimanche à Bamako (2004) e Welcome to Mali (2008), os álbuns da sua internacionalização, produzidos por Manu Chao e Damon Albarn, respectivamente.

Autor: pires