Arctic Monkeys
18 de MAIO NO PARADISE GARAGE
Os 4 rapazes de Sheffield, Arctic Monkeys, que tomaram de assalto o top de vendas inglês, vêm pela primeira vez a Portugal apresentar ao vivo os temas do álbum de estreia “Whatever People Say I am, That’s What I’m Not”.
O CD editado a 23 de Janeiro, pela independente Domino Records, casa mãe dos Franz Ferdinand, tornou-se no álbum de estreia que mais vendeu na semana de lançamento, em terras de Sua Majestade, ao ultrapassar a impressionante marca de 360 mil cópias. Mais do que artistas como Kaiser Chiefs ou Coldplay. O número de cópias vendidas levou, também, a que entrassem directamente para o primeiro lugar do Top, vendendo mais do que o restante Top 20 em conjunto.
Tudo começou em 2003, quando a banda começa a dar concertos nos quais distribui entre o público cópias da Demo de estreia, que incluía aquele que viria a ser o primeiro single de grande sucesso, “I Bet You Look Good On The Dance Floor”.
O público que enchias as salas de espectáculo, começou a divulgar a Demo através da Internet, o que muito contribuiu para que a banda fosse atingindo novos fãs que acorriam aos concertos da banda. Muito antes da edição do CD de estreia, já os Arctic Monkeys esgotavam salas em Londres.
O hype estava criado e os bilhetes para os concertos da banda começaram a ser leiloados na Internet, chegando a atingir as 100 Libras. Como é fácil de adivinhar, as grandes editoras começaram a tentar assinar com a banda, mas os Arctic Monkeys acabaram por optar pela Domino Records.
O álbum de estreia vendeu mais de 100 mil cópias no primeiro dia e garantiu-lhes nomeações importantes para os prémios de um dos mais reputados jornais britânicos, o New Musical Express, nas categorias de Melhor Banda Britânica, Melhor Banda Nova, Melhor Banda Ao Vivo e Melhor Música. O jornal não hesitou em atribuir 10 em 10 a “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not”.
Apesar de o número de CD’s vendidos os empurrar para o estrelato, os jovens adolescentes parecem apenas estar preocupados em fazer música e recusaram, inclusive, uma participação no Top Of The Pops, em virtude de terem atingido o primeiro lugar.
A banda que já conquistou o Reino Unido prepara-se, agora, para tomar de assalto o resto do mundo, com Portugal no itinerário. Um espectáculo a não perder, para comprovar ao vivo os ecos que chegam de Inglaterra, acerca de concertos que ficaram para a história e que levaram ao surgimento deste enorme fenómeno.
Para mais informações, e compra de bilhetes online, visite o Site:
http://www.musicanocoracao.pt
Site Oicial da Banda:
www.arcticmonkeys.com
Fonte: Música No Coração
Autor: Paulo Cardoso Ribeiro