CANDIDATURAS ABERTAS PARA ACOLHER UMA NOVA CULTURA EM FAMÍLIA

Associação Intercultura AFS Portugal procura famílias de Norte a Sul do país para acolherem em sua casa um/a estudante estrangeiro durante 3, 6 a 9 meses.

Os 90 jovens, de mais de 20 nacionalidades diferentes, têm entre 15 a 18 anos, frequentam o Ensino Secundário e procuram uma experiência intercultural em Portugal.

Durante o período do seu intercâmbio vão viver com uma Família de Acolhimento voluntária, frequentar a Escola Secundária local e integrar-se na comunidade envolvente.

A organização esclarece que “o núcleo familiar que acolhe não tem de pertencer a nenhum modelo familiar tradicional. Podem ser famílias com filhos, sem filhos, adultos independentes ou famílias monoparentais, de diferentes idades, géneros e composições.” O papel das famílias de acolhimento é receber os jovens em sua casa e ajudá-los no seu processo de integração na escola e na comunidade.

Sónia, Família de Acolhimento de uma estudante do Japão, descreve: “Fala e escreve português quase na perfeição e é um orgulho para a toda a família. (…) é muito gulosa adora todos os nossos doces menos arroz doce, para ela não faz qualquer sentido pôr açúcar no arroz. (…) Ela abraçou esta aventura com o poder de encaixe fora do vulgar, não nos podemos esquecer que chegou em Setembro com apenas 15 anos. Tem sido, mais uma vez, um prazer e uma alegria fazer parte da família AFS.”

Segundo a organização, participar no Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma forma de promover a diversidade como fonte de aprendizagem para todos, de partilhar e trocar novas referências culturais, que convidam a reviver e revistar a própria cultura. Permite desconstruir estereótipos, aproximando as pessoas e culturas aparentemente distantes, com o objectivo de contribuir para a construção de um mundo mais tolerante e inclusivo. Contribui também para despertar a abertura e tolerância no seio familiar, criar laços que duram uma vida inteira, e valorizar uma perspectiva mais sensível e atenta a assuntos globais.

As candidaturas estão abertas a todas as famílias que se voluntariem a acolher um jovem estudante a partir do próximo ano lectivo. Para saber mais informação pode consultar o site e o blogue da associação Intercultura-AFS Portugal.

Sobre Famílias de Acolhimento AFS
O Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma experiência de intercâmbio em que uma família acolhe em sua casa um/a jovem estrangeira que vem estudar durante um trimestre, semestre ou ano letivo numa escola secundária em Portugal. Uma família de acolhimento AFS pode ser constituída por apenas um membro (mãe ou pai), com ou sem filhos, não sendo necessário ter um quarto só para o estudante (pode ser partilhado com os irmãos de acolhimento). O Programa visa proporcionar aos diferentes participantes – família e estudante acolhido – uma experiência de aprendizagem intercultural, em que ambas as partes entram em contacto com novas referências culturais.

Sobre a Intercultura-AFS Portugal
A Intercultura-AFS Portugal é uma Associação Juvenil de Voluntariado, sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Trabalha na área da educação não-formal para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global, desde 1956, promovendo intercâmbios nacionais e internacionais envolvendo jovens, famílias e professores, instituições e a comunidade em geral. A Intercultura–AFS faz parte de uma rede internacional representada em 59 países e com sede em Nova Iorque – EUA. A nível internacional, a rede AFS é membro oficial da UNESCO e, em Portugal, representa ainda a European Federation for Intercultural Learning (EFIL) e é membro do Conselho Nacional de Juventude (CNJ).

Para mais informações contactar: sofia.dias@afs.org | Tel: + 351 21 324 7070
Visite-nos em: http://www.acolhaestudantesafs.org/
www.intercultura-afs.pt | http://www.facebook.com/Intercultura.AFS.Portugal