CRIOLO TRAZ SUA VERVE CRÍTICA E MULTIPLICIDADE DE RITMOS A LISBOA

 

Crédito: Gil Inoue

Cantor e compositor brasileiro fará digressão pela Europa, com apresentação em Lisboa no dia 20 de setembro, no LAV – Lisboa Ao Vivo

Um dos principais nomes da nova música brasileira, Criolo acaba de anunciar que incluiu Lisboa em sua digressão Boca de Lobo pela Europa. O artista, que transita entre o rap, o hip hop, o samba e recentemente a música eletrónica, e que consegue ao mesmo tempo influenciar a nova geração de rappers e agradar aos baluartes da MPB, irá se apresentar no dia 20 de setembro no LAV – Lisboa Ao Vivo. Além de Lisboa, o artista fará concertos em Dublin, Londres, Barcelona, Berlim e Paris.

“Lisboa sempre me recebeu de braços abertos, então canto com muito carinho, gratidão e boas energias. E esta digressão inclui locais onde nunca cantei, como Dublin e Barcelona, então a expectativa é enorme, quero que chegue logo”, afirma o artista. “Este concerto é muito especial, feito com músicos maravilhosos, que além de grandes instrumentistas, dedicam sua vida à música, o que faz toda a diferença na hora do espetáculo. E esses músicos representam no palco o trabalho de muita gente dos bastidores, uma equipe que se dedica 24 horas para que as coisas aconteçam”, complementa.

O novo concerto baseia-se no tema e no videoclipe cinematográfico “Boca de Lobo”, lançado em outubro de 2018. Apesar do momento político polarizado que o Brasil atravessa, Criolo retornou ao rap para narrar as circunstâncias atuais de maneira propositiva e não só pela reação crítica. No palco, o artista faz uma retrospectiva de sua carreira, em toda sua potência de crítica misturada aos múltiplos géneros que abraça desde sempre. Com uma formação completamente nova, os concertos da digressão “Boca de Lobo” trarão Criolo acompanhado do DJ DanDan e de Bruno Buarque, Dudinha e Daniel Ganjaman – três produtores multi-instrumentistas, todos parceiros de longa data. O artista também irá apresentar todos os maiores e mais emblemáticos sucessos de distintos momentos musicais de sua carreira, mas num formato inédito, híbrido entre eletrónico e instrumentos orgânicos, num caminho que dialoga diretamente com a linguagem musical do rapper ao longo de seus trabalhos.

No repertório também estará “Etérea”, tema em homenagem à população LGBTQIA+ brasileira, que marca também sua primeira incursão na música eletrónica. A produção musical é de Daniel Ganjaman, diretor musical de Criolo, em parceria inédita com DKVPZ. O projeto completo, que conta com videoclipe, making of e depoimentos coletivos e individuais, tem direção criativa de Tino Monetti e Pedro Inoue, que trabalham a criação e comunicação do artista e desenvolveram o universo da faixa em torno da representatividade, tendo como protagonistas performers ligados a causas sociais e coletivos dentro do cenário cultural da diversidade sexual em São Paulo.

Galardoado com mais de 15 prémios ao longo de sua carreira, Criolo já fez centenas de concertos no Brasil e no exterior, com discos lançados na Europa e Estados Unidos. Autor de versos fortes e críticas sociais expressivas, com um estilo único em que há espaço para múltiplos ritmos como rap e samba, Criolo já se apresentou com Caetano Veloso, Milton Nascimento e Mano Brown, fez uma digressão e gravou um disco em homenagem a Tim Maia ao lado de Ivete Sangalo, além de ter composições registradas em álbuns de Ney Matogrosso, Tom Zé e Gal Costa.

Concerto da digressão Boca de Lobo em Lisboa
20 de setembro de 2019, no LAV – Lisboa Ao Vivo
Av. Infante Dom Henrique, Armazém 3, Lisboa, 1950-406 Lisboa
Abertura de portões: 21h
Bilhetes: https://criolo.seetickets.com/event/criolo-boca-de-lobo/lav-lisboa-ao-vivo/1415356

Outras datas da digressão Boca de Lobo pela Europa:

7/9 – Bordeaux – Climax
8/9 – Dublin – Button Factory
10/9 – London – Islington Assembly Hall
13/9 – Barcelona – Sala Apolo
15/9 – Berlin – YAAM
17/9 – Lyon – MJC Ô Totem
18/9 – Paris – New Morning
20/9 – Lisboa – Lisboa Ao Vivo
21/9 – Évora – Évora Urban Village

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *