Há Fado no Cais 2022

PEDRO JÓIA . JONAS . GISELA JOÃO . VÂNIA DUARTE no CCB

são os artistas programados pelo Museu do Fado e pelo Centro Cultural de Belém para o primeiro semestre deste ano. O ciclo Há Fado no Cais teve início em Fevereiro com um Pequeno Auditório esgotado para ouvir ao vivo o disco de estreia de Zé Maria. 

Os concertos realizam-se em sala, com público, e são transmitidos online.
É possível assistir em streaming em direto do CCB, ou noutro horário à escolha até ao domingo seguinte.

© Francisco Levita CML / ACL

 

PEDRO JÓIA
24 Março . 21h . Grande Auditório

Pedro Jóia, referência cimeira da guitarra em Portugal, apresenta um repertório que assenta em alguma da melhor música produzida no século XX português, no qual explana toda a sua técnica e sensibilidade musical.

Neste concerto serão apresentadas versões para guitarra e percussão de obras emblemáticas de autores tão diversos como Armandinho, Carlos Paredes ou José Afonso, além de música composta por Pedro Jóia.

Convidados especiais: Miguel Ramos e José Salgueiro

João Pires

JONAS
22 Abril . 21h . Pequeno Auditório
“São Jorge”, disco de estreia de Jonas, traz por dentro o testemunho de um filho da Lisboa dos nossos dias e não só. Depois de oito anos de gestação, o álbum viu a luz e avança para os palcos, repleto de Fado. Será assim a porta de entrada para este concerto intimista, numa noite única e emotiva onde o Fado de Jonas é partilhado com o público.

Composto integralmente por originais, o disco aflora o universo do cantautor ao lado da brilhante produção musical de Jorge Fernando e com o selo de edição Valentim de Carvalho. Cheio de crueza, honestidade, vida, gentes e movimento, onde a palavra é protagonista e serve um Fado enraizado, mas de Agora.

 Rodolfo Magalhães

GISELA JOÃO
13 Maio . 21h . Grande Auditório

Com uma voz e um timbre absolutamente singulares, Gisela João é uma figura central do Fado e uma das mais importantes intérpretes de música portuguesa. Na primavera de 2021, editou o seu terceiro álbum – AuRora – sob o aplauso unânime da crítica. Considerado o seu registo mais pessoal e intimista, AuRora representa um novo capítulo na carreira da fadista, pela sua estreia como letrista e compositora. Assina a produção do disco em parceria com Michael League, dos premiados Snarky Puppy, e Nic Hard, responsáveis pelas surpreendentes texturas que envolvem o seu Fado numa ambiência contemporânea. Em quatro remisturas de temas de AuRora, Gisela João continua a declarar o seu amor às pistas de dança, uma paixão antiga que surge por ter crescido entre as festas de música eletrónica e o fado tradicional.

Gisela João regressa agora ao ciclo Há Fado no Cais para apresentar este seu AuRora ao vivo, num espetáculo que se prevê ser belo, intenso, vibrante e recheado de emoções fortes!

Carolina Marta

VÂNIA DUARTE
9 Junho . 21h . Pequeno Auditório

Vânia Duarte é natural de Benavente mas foi na capital que se rendeu ao universo fadista. Integra o elenco fixo da Casa de Linhares desde 2004, da qual entretanto se tornou proprietária. Em 2011 grava o seu primeiro álbum, “Efeito de Fado”, com produção de Custódio Castelo.

Em 2022, Vânia Duarte apresenta-nos um novo disco, onde conta a sua própria história. Desafiada por Bruno Chaveiro (produtor e guitarrista) para o gravar, é inspirado em muitas noites de fado, dando-nos a conhecer um pouco mais da sua personalidade e ambições. Será apresentado ao vivo neste concerto, no Centro Cultural de Belém.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.