Há Fado no Cais online

FRANCISCO SALVAÇÃO BARRETO

Em Junho de 2019, Francisco Salvação Barreto apresentava “Horas da Vida” – o seu primeiro disco, editado pelo Museu do Fado – no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém. Recorde agora este concerto, disponível para audição na RTP Palco.

Luis Carvalhal / Museu do Fado

“Este é o primeiro disco, mas não é o disco de um principiante. Ao ouvi-lo, sentimos um fadista dentro do Fado”. As palavras são de Camané, que assina a direcção de voz neste “Horas da Vida”. Francisco Salvação Barreto tem uma alma fadista, que acredita na sonoridade do trio clássico, na linguagem poética, nos grandes temas universais de todas as artes. O seu Fado reinventa-se nas melodias tradicionais e nos versos de letristas, como João Monge, Maria do Rosário Pedreira, José Luís Gordo e Aldina Duarte, com quem trabalha no Sr. Vinho.

Com o seu belíssimo timbre vocal e um trabalho de interpretação elegante e profundo, este era o concerto que faltava no já longo percurso de Francisco Salvação Barreto no Fado. Em palco, foi acompanhado por Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa, Rogério Ferreira na viola e Francisco Gaspar na viola baixo.

Graças à gravação da Antena 1, podemos agora ouvi-lo na RTP Palco