IAN APRESENTA NOVO VÍDEO PARA O SINGLE “BOARDING NOW”

Disco de estreia a ser editado no 1.º trimestre de 2020

IAN é Ianina Khmelik, violinista russa, nascida em Moscovo.
Reside em Portugal há mais de duas décadas, é cantautora e violinista na Orquestra Sinfónica do Porto.

IAN (o projeto) caracteriza-se pela fusão de elementos pop, trip-hop e eletrónica com uma forte presença de instrumentos clássicos como piano acústico e violino, frutos da experiência clássica de Ianina.

A artista, que editou recentemente o single “Boarding Now”, lança agora o teledisco para este tema, um vídeo realizado e protagonizado pela mesma.
Este vídeo e single representam o primeiro avanço do seu disco de estreia (primeiro longa-duração), com edição agendada para o 1.º trimestre do ano de 2020.

Este é um vídeo feito de memórias de uma vida, sendo uma canção muito importante no percurso da IAN enquanto artista. Momentos da vida e de viagens que marcaram IAN, nomeadamente a recente digressão no México, local onde a grande maioria das imagens foram captadas.

Com letra e composição de IAN, o single “Boarding Now” conta com a produção de Nuno Gonçalves (The Gift) e mistura/masterização pelos Mars Records Moscow/ Georgiy Stefanov & Alex Suprunov.

Chegou a Portugal com 15 anos. Sozinha com o seu violino, que a acompanha desde os seus 4 anos de idade. A primeira digressão pelo mundo fora na Orquestra Virtuosos de Gnessin, com apenas 8 anos, levou-a um pouco por todo o mundo. Desde cedo se percebeu que o seu talento para a música era inato.

Hoje é o 1.º violino na Orquestra da Casa da Música do Porto. Todas as semanas na Sala Suggia interpreta os clássicos e os contemporâneos de forma exímia. A vida de IAN nasce depois das pautas e da música dita clássica. O rigor e a estética fazem também o resto do seu caminho.

Março de 2018 marcou o início da sua grande aventura em nome próprio.
Lançado o Ep #1 com dois temas, WEIRD e WAR, apresentou-os ao vivo no México (maio) e na Rússia (junho) e fez também a primeira parte dos The Gift nos Coliseus de Lisboa e Porto.

Outubro de 2018 trouxe um novo EP, com 3 canções, encabeçado por “Spring or desire”, um novo vídeoclipe estreado em televisão e o Airplay de rádio a nível nacional.

Em novembro 2018 apresentou-se no Festival para gente sentada (Braga) e no Super Bock em Stock (Lisboa) .

O ano de 2019 iniciou-se com o concerto no festival Clap Your Hands Say F3st! organizado pela Fade In, Omnichord Records e Rastilho Records, continuando um pouco pelo país fora: Plano B (Porto) , Clinic (Alcobaça), Museu Municipal de Faro, entre outros.

O verão de 2019 fica marcado como o “verão no estúdio” – em preparação para o lançamento do seu primeiro álbum.

Em outubro deste ano fez uma digressão por várias cidades no México.

Ficha técnica vídeo “Boarding Now”
Realização – IAN
Direcção de fotografia – Ana Hop (MEX)
Captação de Imagem – David Diaz Medina (MEX)
Edição e Montagem – Aidan Kless – LARJ Studios (PT)
Grande parte das imagens recolhidas na digressão IAN no México em OUT 2019

Ficha técnica single “Boarding Now”
Letra e Música – IAN
Produção: Nuno Gonçalves
Engenheiro de som : Andrés Malta
Extra Beats: Francisco Reis
Mistura e Master: Mars Records Moscow / Georgiy Stefanov & Alex Suprunov
Fotos – Ana Hop Sleve
Design – Blue House Art
Gravado em setembro de 2019 nos Estudios Casa Azul em Alcobaça.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *