O Pedido de Emprego de Michel Vinaver

De 7 a 23 de Novembro, quarta a sábado, 21h30, Sala Estúdio do Teatro da Rainha

 

Com estreia marcada já para 7 de Novembro, a peça “O Pedido de Emprego”, de Michel Vinaver, surge na esteira do trabalho sempre mais abrangente do Teatro da Rainha que abraça autores clássicos e contemporâneos, revisitando muitas vezes as grandes peças da Antiguidade em chave moderna, habitando-as das perplexidades e roturas do nosso mundo.
Esta vinculação quase militante à denúncia das desigualdades e injustiças de um contexto civilizacional estruturalmente desumanizado é transposto nesta peça de Vinaver para um registo familiar extremo: pai desempregado, cuja experiência laboral nada pode contra a idade mais avançada, já que o sistema, apontado para o lucro imediato numa lógica de pura exploração, lhe preferirá sempre a inexperiência de estagiários e aprendizes, pagos por quase nada, inexoravelmente substituíveis e descartáveis. A isto vem somar-se a situação da filha adolescente, grávida de um negro, cuja abordagem à experiência da maternidade que se aproxima é também a menos adequada, retomando a mesma perspectiva de amoralidade, impotência e indiferença que perpassa todo o texto de Vinaver.
António Parra assina a sua estreia na encenação a convite de Fernando Mora Ramos. Esta não é, porém, a primeira experiência do actor com o Teatro da Rainha, tendo já colaborado em inúmeras outras produções, como o recente “O resto já devem conhecer do cinema” de Martin Crimp, integrando-se numa dinâmica de redinamização da companhia, apostando em novos valores da encenação à representação, que visa assegurar a sua continuidade num registo que respeite e reinvente um património, tão estético e conceptual quanto afectivo e empenhado, com um historial de mais de três décadas.

“Diz-me Natália para que é que se trabalha? Para ganhar a vida? Mas que vida?”

O PEDIDO DE EMPREGO estará em cena na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, até 23 de Novembro, de quarta a sábado às 21h30 e durante a semana com sessões previstas para escolas.
O PEDIDO DE EMPREGO tem tradução de Christine Zurbach e Luís Varela, encenação de António Parra, cenografia de Ana Gormicho e interpretação de Inês Fouto, Mafalda Taveira, José Carlos Faria e Nuno Machado.
Fotos de ensaio de Margarida Araújo

M/14 anos
Bilhetes: 7,50€; menos de 25 e mais de 65 anos: 4,00€

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *