O Presidente da República

Inaugurou no Rio de Janeiro a exposição de pintura “Oceano – Mar é Vida”

No âmbito da “Expedição Lusitânia” patrocinada pela ESC Online

Foi, a 2 de Julho, no primeiro dia da visita oficial ao Brasil, que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, no Palácio de São Clemente, Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, a exposição colectiva de pintura “Oceano – Mar é Vida”, de curadoria de Conceição Vieira Coelho. Integrada num extenso programa cultural no âmbito da “Expedição Lusitânia”, esta exposição contou
com o Master sponsor da ESC Online, tendo sido organizada pela Associação David Melgueiro, em parceria com a Associação Nacional de Cruzeiros.
Conceição Vieira Coelho convidou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a Embaixadora Gabriela de Albergaria, Cônsul-Geral no Rio de Janeiro, para a acompanharem numa visita guiada à exposição, tendo recebido de ambos um expressivo agradecimento pela partilha de um vasto conhecimento sobre as obras expostas.
Mais de uma centena de convidados estiveram presentes na inauguração da exposição “Oceano – Mar é Vida”, tendo, posteriormente, comparecido na recepção em homenagem à Comunidade Portuguesa que reside no Brasil, oferecida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que numa curta intervenção destacou “os laços que unem os compatriotas dos dois lados do Atlântico”.
Numa cerimónia emotiva, a “Expedição Lusitânia” ofereceu à Marinha do Brasil uma obra representativa de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, pintada em suporte de pedra, da autoria do artista plástico Luis Vieira-Baptista.
Com uma agenda muito preenchida, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se à Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, no Rio de Janeiro, para em cerimónia oficial, iniciar a sessão comemorativa do centenário da primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, descerrando uma placa em homenagem aos dois militares portugueses, Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Seguiu-se a execução dos hinos nacionais português e brasileiro, tendo terminado a cerimónia com a intervenção
do Chefe de Estado.
Recorde-se que, no âmbito da “Expedição Lusitânia” patrocinada pela ESC Online, a exposição Oceano – Mar é Vida”, esteve já patente em diversos espaços culturais, nomeadamente no Museu da Marinha, em Lisboa, e mais recentemente, no Centro Cultural do Mindelo, na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

TWITTER
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
YouTube
Instagram
RSS
EMAIL