Youngho Park

O 4.º Concurso de Piano de Oeiras decorre de 23 a 26 de Junho, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide

O pianista Youngho Park nasceu em Incheon, Coreia do Sul, em 1993. Mais recentemente, foi o vencedor do 22.º Concurso Internacional de Piano Ile de France, conquistando seis recitais em toda a França na temporada 21/22. No mesmo mês ganhou o 1.º prémio no Concurso de Piano de Oeiras (Portugal) e o 3.º prémio no concurso internacional de piano Ricard Viñes (Espanha), tendo sido convidado para vários festivais e recitais de piano em Portugal e Espanha. Além disso, ele foi convidado a se apresentar no ‘Festival Piano en Saintonge’ a convite de Anne Queffélec, uma das pianistas mais influentes em França, e também foi convidado a apresentar-se na ‘Feuerwerk Piano Academy’, em Einbeck, Alemanha.
Venceu várias Competições Online devido ao contexto da pandemia do Covid.
Exemplos disso foram: o 1.º Prémio com vários Concertos e Bolsas de Estudo no Concurso NOMEA ou 1.º Prémio e Concerto em Espanha no Concurso Internacional de Piano ‘Citta di San Dona di Piave’.
Outros galardões incluem 3.º Prémio de F. Mendelssohn Hochschulwettbewerb na Alemanha, 2.º Prémio e Prémio Especial do organizador “TangoBrücke” no Concurso Internacional de Piano M. Ciurlionis em Vilnius, Lituânia, 2.º Prémio no Concurso Internacional de Piano Berliner Festwoche, Prémio Especial Beethoven no Concurso Internacional de Piano MozARTe, 2.º Prémio no Concurso Internacional de Piano “Young Piano Stars” em Berlim, Grande Prémio no Concurso de Piano Samick Seller e 1.º Prémio no Concurso de Piano Coreano Liszt. Além disso, como um ávido acompanhador vocal, Park recebeu o “Prémio de Melhor Pianista Acompanhador” da Korean Schubert Association e Yeonji-Lied Competition em sua terra natal, Coreia do Sul.
Artista experiente, Park deu inúmeros recitais e concertos solo na Coreia do Sul, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Bélgica, Dubai, Lituânia e apresentou-se com a Konzerthaus Berlin, Kaliningrado Symphony Orchestra, Orquestra Simfònica del Vallès , Orquestra Sinfónica Nacional da Lituânia, Orquestra Filarmónica Gunpo e Orquestra Filarmónica da Universidade Nacional de Seul. Além disso, como músico versátil, foi pianista correpetidor em várias produções de ópera, como “Le nozze di Figaro” na Universidade Nacional de Seul, “Don Pasqualle” no Kangdong Opera Center, e a versão da Riccardo Muti Opera Academy de “La Traviata” no Centro de Arte Sungnam.
Youngho obteve seu Bacharelado em Música na Universidade Nacional de Seul como beneficiário da Fundação Chung-mong-koo da Hyundai Motors, estudando com o Prof. Jonghwa Park. Prosseguiu estudos na classe do Prof. Roland Krüger na Hochschule für Musik, Theatre und Medien de Hannover, bem como usufrutuário do Deutschland Stipendium. Obteve o grau de Mestre com a máxima distinção e está atualmente a estudar no programa Solo-Klasse.

O 4.º Concurso de Piano de Oeiras decorre de 23 a 26 de Junho, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide – Oeiras. Após três edições de adesão recorde consecutiva (150 inscrições, em 2021), o CPO assume-se como o maior concurso de piano em Portugal. Não obstante a sua essência enraizada no território nacional, tem vindo a chamar a atenção de participantes de vários continentes.
Nesta edição de 2022, o Júri será presidido pela Pianista Jill Lawson. Figura líder no Piano em Portugal, é, igualmente, acarinhada internacionalmente. Irá liderar um painel de concertistas portugueses e estrangeiros e contempla, também, referências da pedagogia nacional, originários de norte a sul do país.
O Concerto de Abertura do 4.º CPO destina-se a qualquer pessoa e com entrada gratuita. Este concerto decorrerá dia 23 de Junho, às 21h00, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide – Oeiras (o mesmo local que todo o evento). O artista convidado, o sul-coreano Youngho Park, foi o grande vencedor da categoria mais avançada/profissional, da edição anterior e o programa a apresentar é belíssimo (Sonatas de: Haydn, Beethoven “Waldstein” e Liszt).
Na Edição anterior, reforçamos os prémios em valores que vão muito além dos prémios monetários do concurso: não só criamos a oportunidade de premiados se apresentarem na Casa da Música do Porto (2022) e no Ciclo de Concertos de Coimbra (2022), como estabelecemos protocolo com o Festival Internacional de Música de Mafra (2022) e o Festival Internacional de Piano do Algarve (2021/2022).
Nesta IV Edição queremos consolidar sucessos e continuar a estreitar relações com aqueles que podem potenciar os nossos participantes vencedores e o CPO num evento que não se esgota em si mesmo. Podemos já avançar com a celebração de novas parcerias com o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e o Summer Piano Festival, em várias cidades centro-europeias.
Neste momento, temos a decorrer a primeira fase de inscrições, até 20 de Maio, para o 4.º Concurso de Piano de Oeiras. A segunda fase de inscrições decorrerá até 15 de Junho, com excepção das Categorias D e E (até 1 de Junho). Destacamos, ainda, o incremento de alguns prémios, nomeadamente, 1.º prémio da Categoria D (até 18 anos) estimado em 1500€ e o 1.º prémio da categoria E (até 32 anos) avaliado em 10000€.

email: oeirasconcursopiano@gmail.com
Site: https://oeirasconcursopiano.com/
Facebook:https://www.facebook.com/Concurso-de-Piano-de-Oeiras-807959422911403/
Instagram: oeiraspianocompetition

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

TWITTER
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
YouTube
Instagram
RSS
EMAIL