ALCEU VALENÇA AO VIVO
NUM ESPETÁCULO QUE INCLUI OS SUCESSOS QUE TÊM MARCADO 40 ANOS DE CARREIRA: 24 JULHO | 22:00 – CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL, Sintra
Traz consigo o calor do sertão do Brasil profundo e convida os portugueses a embarcarem numa viagem pelos caminhos ensolarados da música nordestina, acompanhado pela sua banda original
O cantor acaba de receber dois troféus nos Prémios da Música Brasileira:
– Melhor Disco de MPB para Valencianas (concerto gravado ao vivo com a Orquestra Ouro Preto, apresentado no início do ano em Portugal)
– Melhor Cantor Regional, pelo álbum Amigo da Arte, inteiramente dedicado aos géneros do carnaval de Pernambuco.
Após dois concertos em Braga e Santa Maria da Feira no início do mês de julho e uma passagem pela Holanda – Festival Viva Brasil – muito bem sucedida, Alceu Valença apresenta o último espetáculo da digressão em Portugal no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, no próximo dia 24 de julho, sexta feira, pelas 22:00.
Ao contrário do que aconteceu em janeiro, desta vez, o cantor vem acompanhado pela sua banda formada por Paulo Rafael (guitarra), Tovinho (teclados), Nando Barreto (baixo) e Cássio Cunha (bateria), músicos que fazem parte do ADN do artista e que o acompanham há inúmeros anos.
A alquimia valenciana condensa a genética da música nordestina, com referências ao xote, o forró, a toada, o coco ou a embolada num caldeirão sofisticado e contemporâneo. Sob esta influência, Alceu apresenta sucessos como “Coração Bobo”, “Cavalo de Pau” ou “Táxi Lunar”.
Sem perder a forte ligação com a tradição, o cantor recria um módulo de canções de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, pilares da construção da identidade musical nordestina.
Seu roteiro poético e sentimental conduz a “Belle de Jour” entre os domingos azuis e as tardes femininas da praia de Boa Viagem, enquanto “Anunciação” reverbera os sinais de uma epifania musical. Pela sensualidade de “Girassol”, o amor ganha contornos explícitos em peles morenas e domingos azuis. Como a Morena do mega sucesso “Tropicana”, a criação valenciana tem “saliva doce e carne de caju”.
Estes são alguns dos temas que farão parte desta digressão por Portugal num ano que tem sido marcado pela crescente presença de Alceu Valença por terras lusas, além de uma enorme celebração do seu trabalho no seu país de origem, o Brasil.
Nesse sentido, o cantor acaba de ser distinguido no maior evento dedicado à canção popular no Brasil – os Prémios da Música Brasileira – em duas categorias diferentes: Melhor Disco de MPB, por Valencianas (concerto gravado ao vivo com a Orquestra Ouro Preto, apresentado no início do ano em Portugal com duas salas cheias) e Melhor Cantor Regional, pelo álbum Amigo da Arte, inteiramente dedicado aos géneros do carnaval de Pernambuco que conta com a participação da fadista Carminho num dos temas.
Ambos os trabalhos estão disponíveis em Portugal através da editora Lusitanian e com distribuição nacional.
Os bilhetes para o espetáculo no C.C. Olga Cadaval estão à venda na própria sala e nos locais habituais:
Autor: ilda pires