Aline Frazão apresenta videoclipe do tema Kwanza Sul

credito fotos : Estela Valente

  • Tema do mais recente álbum da artista, Uma Música Angolana
  • Uma coleção de imagens filmadas a várias mãos

No dia do seu 34º aniversário, Aline Frazão presenteia-nos com um videoclipe para Kwanza Sul, tema retirado de Uma Música Angolana, o mais recente disco da artista. Este vídeo filmado por várias pessoas – 34, mais precisamente – leva-nos numa jornada por vidas e olhares distintos e pelos momentos que escolheram captar. Há céu, há mar, há campo e cidade, há vidas diferentes e contrastantes que se entrelaçam harmoniosamente nesta coleção de imagens que compõem o vídeo.

Sobre a canção, Aline diz-nos que «Kwanza Sul é, para mim, o ponto alto de Uma Música Angolana. Foi quando escrevi esta música que entendi que tinha um álbum nas mãos, que havia caminho, que havia uma estória. Kwanza Sul fala de “lugares de paz” – e obviamente que isso pode ser muita coisa. Cada um saberá do seu: a nossa casa, um certo abraço, uma pausa meditativa, uma paisagem, um templo, uma memória boa, um sonho secreto. Para mim provavelmente é essa sensação, insubstituível e rara, de “casa”

Este é um videoclipe colaborativo, coordenado por Fradique, com imagens gravadas de Luanda a Nova Iorque, passando por Berlim, Barcelona e São Paulo, nas quais podemos ver alguns amigos e alguns artistas chegados de Aline, como o artista plástico angolano Kiluanji Kia Henda, as cantoras Luedji Luna, Sara Serpa e Nath Rodrigues, os actores Paulo Pascual e Matamba Joaquim, e ainda Toty Sa’Med, Nayela e César Lacerda. O desafio lançado foi lembrar algumas das maneiras com que ocupavam o tempo durante os primeiros confinamentos da pandemia.

Aline conta-nos que «no dia do meu 34º aniversário recebo esta emocionante surpresa que me deixou sem palavras: o videoclip de “Kwanza Sul”, com imagens de tantas amizades espalhadas pelos quatro cantos do mundo, desde Luanda, Barcelona, Nova Iorque, Belo Horizonte, São Paulo, Lisboa, Berlim, Namibe… O projecto deste video foi coordenado pelo Fradique, que recolheu os testemunhos que as pessoas gravaram nas suas casas, nas suas rotinas, lembrando o confinamento e os primeiros passos fora dele. Fico profundamente emocionada ao reencontrar, desta forma tão bonita, tanta gente a quem gostaria de dar um abraço neste dia. Fico também muito agradecida por ser este o video de Kwanza Sul, uma música muito importante para mim e cuja mensagem tem ecoado forte depois do lançamento de Uma Música Angolana, como um jogo de espelhos. É sobre isso esta música. Sobre a intimidade de cada um e cada uma de nós. Sobre não desistir de encontrar paz. É sobre nós. Muito obrigada a toda a gente que participa no vídeo, por este maravilhoso presente, por este lembrete. “Lá fora o mundo acaba, mas cá dentro não.”»

Uma Música Angolana está disponível em CD e em todas as plataformas digitais.

AGENDA
02 de Julho | Festival MED | Loulé
16 de Julho | Teatro Vila Real (Auditório Exterior) | Vila Real
23 de Julho | Festival Músicas do Mundo | Sines
24 de Julho | Hafensommer Festival | Würzburg, Germany
30 de Julho | Bari, Itália
05 de Agosto | Honeylake Festival | Germany

Biografia de Aline Frazão

Aline Frazão (Luanda, 1988) é uma das vozes mais relevantes e internacionais da nova geração de artistas de Angola. É cantora, autora, compositora e produtora musical, contando com quatro álbuns editados: Clave Bantu (2011), Movimento (2013), Insular (2015) e Dentro da Chuva (2018). Prepara-se para apresentar o seu novo trabalho discográfico, Uma Música Angolana, que apresentará em palco, em 2022, com um novo espectáculo. É a autora da banda sonora original do aclamado filme angolano “Ar Condicionado” (2020). Está neste momento em digressão internacional com a Companhia Delbono com o espectáculo teatral “Amore”, do italiano Pippo Delbono. Além do seu já extenso trabalho na música, escreve crónicas, ensaios e contos. Pertence à associação angolana Ondjango Feminista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.