ANO MOZART NO CCB

4 NOVEMBRO A 5 DEZEMBRO

Os 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart estão este ano a ser comemorados em todo o mundo.

A interpretação do Concerto para dois pianos n.º 10 em Mi bemol maior K 365 pelas pianistas Katia e Marielle Labèque com a Orquestra Divino Sospiro abre estas quatro semanas em que a obra de Mozart estará em foco.

Em quatro recitais, ao longo de dois fins-de-semana, os pianistas Jorge Moyano e António Rosado interpretarão a integral das dezoito sonatas para piano compostas por Mozart.

Em cinco sábados consecutivos, João Maria de Freitas Branco propõe uma viagem através da produção operística de Mozart, analisando sucessivamente Così fan tutte, O Rapto do Serralho, As Bodas de Fígaro, Don Giovanni e A Clemência de Tito, a partir de interpretações ao vivo e de gravações históricas em DVD, que serão projectadas na íntegra.

A Flauta Mágica (o filme de Ingmar Bergman) será projectado no Grande Auditório em ocasião que permitirá apresentar ao público, pela primeira vez em Portugal, o pano de cena (23,5×13,5) pintado sobre cartão de Marc Chagall para a III Cena do Segundo Acto da produção de 1965 da Metropolitan Opera House, actualmente pertencente à Colecção Berardo.

A 5 de Dezembro, no concerto de encerramento desta evocação, The Sixteen e a orquestra The Symphony of Harmony and Invention, sob a direcção de Harry Christophers, executarão a Grande Missa em Dó menor K. 427, num programa que despista as influências de Orfeu de Gluck na escrita da Grande Missa de Mozart.

Fonte: Centro Cultural de Belém

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro