CAETANO VELOSO PROMOVE REFLEXÃO À TECNOLOGIA E INTERNET EM ‘ANJOS TRONCHOS’,

O PRIMEIRO SINGLE DO ARTISTA COM A SONY MUSIC E QUE FARÁ PARTE DO SEU PRÓXIMO ÁLBUM.

17 de setembro, 2021CAETANO VELOSO, vencedor de treze Grammy Latinos e dois Grammy Awards na categoria “Best World Music Album”, lança hoje a sua nova música “Anjos Tronchos”, com versos densos e uma reflexão sobre a tecnologia e internet. Este é o seu primeiro single lançado pela Sony Music e que fará parte do seu álbum de inéditos, previsto para os próximos meses.

Ouvir aqui: https://CaetanoVelosoAnjosTronchos.lnk.to/jBfPzxSUPR

Considerado um dos mais importantes músicos da MPB (música popular brasileira), o cantor e compositor explica como veio a inspiração para “Anjos Tronchos”:

“É uma canção que pensei que não ia poder fazer por inteiro, por causa do meu desconhecimento da matéria, do assunto. Eu prometi a mim mesmo que se eu quisesse fazer uma coisa dessas, precisaria saber muito mais. Para saber mais, eu precisaria usar mais a internet, saber mais o que acontece nas redes sociais”.

E completa:

 “Embora eu não conheça muito a questão da tecnologia e das suas consequências, eu fiz uma canção que parece mexer em questões muito maiores do que seu autor é capaz de dominar. Tem muitas canções que tiveram resultados políticos, na formação da cabeça de gerações, de áreas da sociedade, e que não foram feitas por uma pessoa que conhecesse teoricamente a complexidade daquele assunto. Eu terminei pensando: ‘Deu para fazer uma canção que pode ser como uma dessas’”.

Realizado por Fernando Young e Del, o videoclipe, será lançado esta sexta-feira (17/09), pelas 23h00 de Portugal, precedido de um live no canal do YouTube do artista, que terá início 15 minutos antes da estreia, onde o músico promete contar um pouco mais sobre o projeto.

O videoclipe transmite a densidade da música em imagens, que mostram Caetano entre sombras e espelhos. “Buscamos produzir efeitos reais, de maneira artesanal, sem pós produção ou efeitos que tirassem o foco da performance do Caetano. Assim veio a ideia de construir cenários super minimalistas que contrastam com a multiplicação dos reflexos e algoritmos, um link direto ao vazio digital”, explicam Fernando e Del.

Caetano Veloso é o artista brasileiro que mais recebeu prémios nos Grammy Latinos – totalizando treze troféus – para além de ter sido homenageado pela academia em 2012 com a honra de “Person of the Year”. Com mais de cinquenta discos disponíveis e participações em bandas-sonoras de filmes como “Hable con Ella”, de Pedro Almodóvar, e “Frida”, de Julie Taymor, Caetano Veloso prepara-se para o lançamento do seu próximo álbum, que promete ser uma viagem por dentro da cabeça do artista, mostrando como funciona seu cérebro durante a criação de canções.

Sobre Caetano Veloso

O cantor e compositor baiano Caetano Veloso é um dos mais importantes músicos da MPB (música popular brasileira). Há até quem o considere internacionalmente um dos melhores compositores do século XX, sendo comparado a nomes como Bob Dylan, Bob Marley, John Lennon e Paul McCartney. Ele próprio não se considera à altura nem dos colegas citados nem dos seus compatriotas Milton Nascimento, Gilberto Gil ou Djavan, entre outros – sem falar em Tom Jobim.

Caetano iniciou a carreira interpretando canções de bossa nova, sob influência de João Gilberto, um dos ícones e fundadores do movimento bossa nova e também colaborou com o estilo musical que ficou conhecido como MPB. O nome de Caetano firmou-se no movimento Tropicália, que foi associado à contracultura.  Produtor, arranjador e escritor brasileiro, durante a sua juventude Caetano participou de espetáculos semi-amadores ao lado de Tom Zé, da irmã Maria Bethânia, de Gal Costa e do parceiro Gilberto Gil. O primeiro trabalho musical foi uma banda-sonora para a peça ‘A exceção e a regra’, encenada por Álvaro Guimarães, em Salvador. A sua carreira conta já com cinco décadas.

Em 1965, o baiano iniciou seu trabalho profissionalmente enquanto acompanhava a irmã mais nova, Maria Bethânia, nas suas apresentações nacionais no espetáculo ‘Opinião’. Pouco depois, participava dos festivais de música popular e compunha bandas-sonoras de filmes. Em 1967, sai o seu primeiro LP, ‘Domingo’, com Gal Costa, no mesmo ano em que lidera o movimento ‘Tropicalismo’. Caetano é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 60 e já foi chamado de ‘aedo pós-moderno’. Em 2004, foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinquenta discos disponíveis e participações em bandas-sonoras de filmes como “Hable con Ella”, de Pedro Almodóvar, e “Frida”, de Julie Taymor – cuja faixa “Burn It Blue”, em colaboração com Lili Downs, concorreu a “Best Original Song” dos Oscar, em 2003. Nesse ano, a premiação contou também com uma apresentação de Caetano ao lado da mexicana.

Ao longo da sua carreira, Veloso também se converteu numa das personalidades mais polémicas e com maior força de opinião nacional. Ganhou vários prémios, entre eles Grammy, sendo 13 latinos e 2 americanos, conquistou dois títulos na 24º edição do Prémio Brasileiro de Música. Um como o Melhor Cantor com o CD ‘Abraçaço’, na categoria Pop/Rock/Reggae/Hiphop/Funk, o mesmo álbum sendo premiado na categoria de ‘Melhor Projeto Visual’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *