Carrilhões, uma sonoridade diferente
Em Mafra, todos os domingos às 14 h, de Julho a Novembro
Construídos em Antuérpia e Liège, por Guilherme Withlockx e Nicolau Levache, os carrilhões foram encomendados por D. João V, que, ao saber do seu preço, terá exclamado: “Não supunha que fosse tão barato. Quero dois!”
Considerados por unanimidade como dos melhores do mundo – tocam valsas, contradanças, minuetes -, têm em conjunto 92 sinos, pesam cerca de 217 toneladas e compreendem os dois géneros clássicos: mecânico e manual. A admiração que a todos sempre provocou acabaria por ser aproveitada para outras actividades, como a Corrida Internacional dos Sinos, e na doçaria com os ovos moles “Doce Sino” e os pastéis “Os Carrilhões de Mafra”.
A forte ligação do Palácio à música mantém-se até hoje pelas diversas actividades musicais que promove, como o Festival Internacional de Música (nos fins-de-semana de Outubro e Novembro) e os Ciclos Internacionais de Carrilhão (durante o Verão), em que participam escolas de carrilhanistas.
Os carrilhões são um dos ‘ex libris’ do Palácio Nacional de Mafra e dos maiores do Mundo. Uma visita guiada pelo carrilhanista engloba o mecanismo automático da torre sul com explicações sobre o seu funcionamento e também do sistema manual, acompanhada de meios audiovisuais.
O público subirá ainda ao terraço entre as torres sineiras para observar mais de perto os sinos ali instalados e simultaneamente desfrutar da vista panorâmica de Mafra.
Além destes aspectos, o carrilhanista abordará ainda outros aspectos relacionados com estes instrumentos , nomeadamente: a fundição dos sinos, o carrilhão como instrumento de concerto, além de executar uma pequena obra musical no teclado de estudo.
Palácio Nacional de Mafra
261817550/
Autor: Luís Guimarães