CASCAIS COOLJAZZFEST 11 | 8 ª EDIÇÃO

SEAL – 21 de Julho

Depois da brilhante actuação no Cascais Cooljazzfest 2009, este gigante da música britânica regressa a Portugal com COMMITMENTS, o seu mais recente trabalho de estúdio, para um concerto imperdível!

-Todos os concertos do Cascais CoolJazzFest concentram-se este ano pela primeira vez, nos belíssimos cenários naturais da Câmara de Cascais: Parque Marechal Carmona, Hipódromo Manuel Possolo e Parque de Palmela.

– Pelo segundo ano consecutivo, o Cascais CoolJazzFest será um Festival mais sustentável com o contributo da EDP que fará a compensação do CO2 produzido pela energia necessária à realização de todos os concertos.

SEAL

Nascido em Fevereiro de 1963, filho de nigerianos e neto de brasileiros, músico, cantor e compositor SEAL foi criado em Inglaterra onde se formou em arquitectura. Após vários empregos nos arredores de Londres como engenheiro eléctrico e desenhador de roupas de couro, começa a cantar em clubes e bares. Por esta altura integra os Push (uma banda inglesa de funk), com quem inicia uma tournée pelo Japão no início dos anos 80. Ainda na Ásia junta-se a um grupo tailandês e parte para a Índia.

Em 1990 de regresso a Londres, encontra-se com Adamski, um produtor de música house e techno com créditos firmados no Reino Unido, com quem SEAL escreve e interpreta o tema “Killer” que rapidamente chegou a nº 1 do Top, com vendas superiores a 5 milhões de cópias. Após este estrondoso sucesso assinou finalmente um contrato para um trabalho a solo.

Em 1991 edita o seu primeiro disco de estreia intitulado SEAL. “Crazy” um dos temas extraído deste álbum chega a nº 15 do Top no Reino Unido e posteriormente a Nº7 nos Estados Unidos, vendendo mais de 3 milhões de cópias.

1994 Foi o ano de consagração deste gigante da pop. O segundo trabalho, mais uma vez auto-intitulado, vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.SEAL torna-se assim o mais popular vocalista britânico da soul. A distinta fusão que faz entre soul, folk, pop, dance e rock transforma-o num dos maiores fenómenos da música nos dois lados do Atlântico.

Entre os seus maiores sucessos encontra-se o tema “Kiss From a Rose” (banda sonora do filme Batman Forever) que lhe valeu 3 Grammy Awards em 1995.

Com uma vida estável, casado com a bonita modelo alemã Heidi Klum que participou no álbum System de 2007, SEAL continua somando sucessos atrás de sucessos. COMMITMENTS o seu mais recente CD de estúdio (6º na carreira) editado em 2010 vai trazê-lo de novo ao convívio com o público português. O Hipódromo Manuel Possolo é o cenário escolhido para receber este nome maior do mundo da música. A par com o novo trabalho, SEAL como não podia deixar de ser não vai esquecer os seus grandes êxitos. Temas como: “Prayer For Diving”, “Secret”, “Don’t Cry” ou “Loves Divine” vão por certo poder ouvir-se num coro de vozes que se vão erguer para acompanhar o artista numa noite que se espera fique memorável, CASCAIS COOLJAZZFEST, ALTA MISTURA!

Já Confirmados:

SHARON JONES &THE DAP-KINGS
4 JULHO, Pq. Marechal Carmona

MAYER HAWTHORNE
7 JULHO, Pq. Marechal Carmona

CÉU
8 JULHO, Pq. Marechal Carmona

DIEGO EL CIGALA
1ª PARTE CIGANOS D’OURO
10 JULHO, Pq. Marechal Carmona

SEAL
21 JULHO, Hipódromo Manuel Possolo

MARIA SCHNEIDER DIRIGE A ORQUESTRA JAZZ MATOSINHOS
23 JULHO, Parque de Palmela

JAMIE CULLUM
29 JULHO, Hipódromo Manuel Possolo

Autor: Marisa Dias Antunes