Centro Cultural Vila Flor – Grandes concertos

Nos próximos dois meses, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, vai ser palco de grandes concertos. Maria João & Mário Laginha, Samuel Úria e Camané preenchem a programação agendada para o próximo mês de abril.

Iridescente”, o mais recente projeto de Maria João & Mário Laginha, marca o regresso da dupla à cidade de Guimarães, desde o último concerto há quatro anos atrás. Resultado de uma encomenda feita pela Fundação Calouste Gulbenkian para um concerto incluído no ciclo Músicas do Mundo, a música de “Iridescente” foi composta propositadamente para um invulgar ensemble: voz, piano, acordeão, harpa e percussão. Maria João assina todas as letras e pela primeira vez estende a sua capacidade criativa à música, – é de sua autoria o tema que dá nome ao álbum –, todos os restantes temas e arranjos são da responsabilidade de Mário Laginha. A capacidade inovadora do duo proporciona em cada novo disco e nas atuações em palco momentos de criatividade e emoção. O concerto agendado para o dia 06 de abril, no Centro Cultural Vila Flor, promete, por isso, ser memorável. No fim de semana seguinte (sábado 13), é a vez de Samuel Úria subir ao palco do CCVF com a sua banda para um concerto assente nas canções de “O Grande Medo do Pequeno Mundo”, mas em que evocará ainda alguns dos temas incontornáveis dos seus discos anteriores. Com uma proveniência marcada pelo punk, pelo rock’n’roll e pela estética low-fi, Samuel Úria tem-se consagrado como um dos mais interessantes cantautores do século XXI português.

“O Grande Medo do Pequeno Mundo” marca o regresso de Úria às edições discográficas. Uma verdadeira “jewel-case” (leia-se “caixa de jóias”) em que o talento do “trovador de patilhas”, como é frequentemente intitulado, convive com um conjunto de participações de nomes aparentemente tão distantes como Manel Cruz, Márcia, António Zambujo ou Miguel Araújo, entre outros, que a música e as palavras de Samuel Úria aproximam. No final do mês, Guimarães acolhe aquele que será o primeiro concerto da tournée de lançamento do novo disco de Camané, uma coletânea que reúne alguns dos seus maiores sucessos e que inclui ainda temas originais.

“O Melhor|1995-2013” é um trabalho que reúne grandes clássicos desde o lançamento do primeiro álbum “Uma Noite de Fados” (1995), até ao mais recente “Do Amor e dos Dias”, de 2010. Este disco traz-nos também alguns inéditos. O single de apresentação é o tema – nunca antes gravado por Camané – “Ai Margarida”, da autoria de Mário Laginha com palavras de Álvaro de Campos. O disco vai estar disponível nas lojas a 29 de abril. Dois dias antes, a 27 de abril, o Centro Cultural Vila Flor recebe o primeiro concerto da tournée de lançamento.

No início do mês de maio, Guimarães será também o primeiro palco nacional de apresentação do novo trabalho de José James, “No Beginning No End”. José James é uma espécie de fenómeno, um esgrimista da voz, além de um good looking guy. Jovem, bonito, com um timbre sublime, presença de palco, bandleader, virtuoso, criativo, com uma banda que daria um capítulo à parte. Através de uma fusão estruturada de jazz, soul e hip-hop, a sua música transcende as fronteiras dos géneros. Tendo já gravado com Chico Hamilton, McCoy Tyner e Junior Mance, José James vem agora a Portugal apresentar o seu mais recente trabalho, “No Beginning No End”, editado pela Blue Note. No dia 07 de maio, o Centro Cultural Vila Flor acolhe o primeiro de três concertos que José James dará em território nacional. Sem dúvida, obrigatório. Todos os espetáculos têm início às 22h00.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em www.ccvf.pt, nas lojas Fnac, no El Corte Inglés, bem como em todas as entidades aderentes da Bilheteira Online

Autor: pires
Data: 25/03/13