Concerto Conjunto 27 de outubro 2019

 

Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas
Sociedade Filarmónica Recreio Serretense

Butchers Brass Band

A Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas, a Sociedade Filarmónica Recreio Serretense e a Butchers Brass Band apresentam o CONCERTO CONJUNTO, no próximo dia 27 de outubro, pelas 21h00, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. A entrada é livre.
Este concerto é o resultado público de uma formação musical que será ministrada pelos músicos da Butchers Brass Band às Filarmónicas da Serreta e da Recreio dos Artistas.
Durante uma semana, os músicos de ambas as filarmónicas estarão em processo de formação com os músicos da Butchers Brass Band, ora na sede da Filarmónica Serretense, ora na sede da Filarmónica Recreio dos Artistas, em todos os naipes de instrumentos das filarmónicas.

Butchers Brass Band
A Butchers Brass Band é um grupo musical fundado a 15 de março de 2016, constituído por 12 músicos do centro-
norte de Portugal. Todos com fundo filarmónico, criaram "laços" musicais através de festividades
nacionais.
Consequentemente, partilhando semelhantes objetivos e ideais, surge a oportunidade de fundar um grupo que pudesse transmitir um ambiente festivo e profissional.
Assim, no dia 15 de março de 2016, nasceu Butchers Brass Band, comum "heavy groove" e repertório baseado em Rock, Hip-Hop, Jazz, Ska, Folk, Gypsy e Balkan Music, tendo como referências grupos musicais
como NO BS! Brass Band, Young Blood Brass Band, Kumpania Algazarra, Fanfarra Kaustika e Fanfare Ciocărlia.
"Butchers" apresentam dois tipos de espectáculos: performance de palco e performance/animação de rua.
Desde então, o grupo conta com várias performances públicas, destacando-se “Talentos AgitÁgueda 2016”, “Noite Europeia dos Investigadores 2016”, "Abertura Vouzela Natal 2016”, "Got Talent Portugal 2017", "Festival Internacional de Tunas da Universidade de Aveiro – FITUA 2017", "Festival Internacional de Jazz de Minde – JazzMinde 2017" e "Biologia na Noite 2017".

Sociedade Filarmónica Serretense
A Sociedade Filarmónica Recreio Serretense, fundada em 1873 é a mais antiga em atividade na Ilha Terceira,
integrando a partir de 1994 uma escola de música.
Conta atualmente com cerca de 50 músicos, homens e mulheres, entre os 10 e os 70 anos de idade, sendo a
média de idades de 30, que formam 13 por cento da população da freguesia da Serreta, concelho de Angra do Heroísmo.
É uma filarmónica que se manteve em atividade ao longo da sua existência, participando em várias festividades, nomeadamente, festas em louvor do Divino Espírito Santo, procissões, concertos, touradas de praça e marchas de São João.

Participou com alguns dos seus músicos em grupos de teatro que ao longo dos anos se formaram na freguesia, nas danças de Carnaval, tanto na Serreta como nas freguesias vizinhas das Doze Ribeiras e Raminho, abrilhantando durante vários anos, as festas daquelas freguesias.
No seu longo percurso, a Sociedade Filarmónica Recreio Serretense fez um intercâmbio com a Filarmónica de Feteira da ilha Ilha do Faial, em 2002. Em 2005, recebeu, na sua sede, a Filarmónica Lusitana de Estremoz, a mais antiga de Portugal, durante as festas de Nossa Senhora dos Milagres da Serreta. No ano seguinte, de 31 de agosto a 04 de
setembro deslocou-se a Estremoz, no âmbito do intercâmbio com a mesma.
Sendo a vontade dos seus músicos fazer um registo áudio do seu trabalho, em outubro de 2007, foi efetuada a gravação do primeiro CD no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, com o objetivo de fazer o seu lançamento aquando das comemorações do 134º aniversário, no mês de dezembro de 2007.
Dois anos após a gravação do primeiro CD e sendo esta ilha aficionada da festa brava, a Sociedade Filarmónica Recreio Serretense achou por bem fazer novo registo áudio, desta apenas com pasodobles, trabalho efetuado no auditório da Escola Padre Tomás de Borba no final de novembro de 2009.
Em julho de 2013, deslocou-se novamente à ilha do Faial, para participar no Festival de Bandas Centenárias dos Açores, organizado pela Filarmónica Artista Faialense, realizando um concerto e desfile.
No fim de semana 8 e 9 de Novembro de 2014, participou no 1º Concurso de Bandas Filarmónicas da Ilha Terceira, organizado pela Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva, onde arrecadou o 3º lugar.

Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas

A Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas, mais comummente denominada de Recreio
dos Artistas, foi fundada a 16 de julho de 1877, no Dia de Nossa Senhora do Carmo, sua padroeira. Conta com
141 anos de existência.

Os objetivos que orientaram a sua criação defiram-se na intervenção na área musical, de instrução e recreio. Por isso, a sua ação durante anos diversificou-se desde a Escola de Música à Educação Primária, à Tauromaquia Ginástica, ao Teatro, ao Cinema, ao Folclore, Grupo Coral, Jogos de Mesa, Bailes, etc.
O momento mais crítico da sua existência foi após o sismo de 1980, que destruiu por completo a sede social, que após rápida reconstrução reabriu aos seus associados a 16 de Julho de 1985, sendo-lhe atribuído pelo Presidente da República o título de “Membro Honorário da Ordem de Benemerência” e considerada pelo Presidente do Governo Regional
“Pessoa Coletiva de Utilidade Pública”
Conta no seu historial deslocações às ilhas de São Miguel, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. A convite da Academia de Música
Eborense, participou no III Encontro Nacional de Bandas Civis de Évora, no ano de 1991. Em 1992, a convite da Casa dos Açores de Lisboa, abrilhantou as Festas do Espírito Santo na Costa da Caparica – Lisboa.
Em 2000 e 2002 participou na Semana Gastronómica de Machico, na Ilha da Madeira.
A 20 de Janeiro de 2018 foi eleita uma nova Direção da Recreio dos Artistas, a qual tem como objeto central a revalorização, recuperação e otimização da sua Filarmónica, sendo seguida de perto pela melhoria da Sala de Cinema, para Cinema e Artes de Palco em geral, e melhoria geral do edifício.
A Recreio dos Artistas tem como visão proporcionar aos seus sócios e seus familiares, bem como à população em geral, uma cultura de excelência, apostando nos jovens e assumidos valores da cidade de Angra, e da ilha em geral, promovendo na sua casa os mais variados tipos de espetáculos, exposições, teatro, música, fotografia, artes
plásticas, entre outras atividades.
A música tem o lugar cimeiro nesta Sociedade, sendo a sua Filarmónica o seu expoente máximo.
Conta atualmente com 32 elementos (10 do sexo Feminino e 22 do sexo Masculino).