Corinne Bailey Rae

Confirmada para o último dia do Rock in Rio-Lisboa 2006

Rock in Rio-Lisboa 2006 aposta naquela que já é considerada a grande revelação feminina de 2006

Lisboa, 18 de Março de 2006 – A organização do maior festival de música e entretenimento do mundo acaba de confirmar a presença de Corinne Bailey Rae, para actuar no Palco Mundo antes de Anastacia e Sting, no dia 4 de Junho, o último do evento.

Com uma voz que tem sido comparada a Billie Holiday, Lauryn Hill e Macy Gray, e considerada pela imprensa britânica como a grande revelação feminina de 2006, Corinne deu nas vistas desde o seu primeiro EP “Like a Star” conquistando o público e a crítica inglesa, que considera que a sua voz única, a grande qualidade das suas letras e o estilo musical próprio fazem antever uma longa e interessante carreira musical.

O álbum “Corinne Bailey Rae”, lançado no dia 6 de Março pela EMI Records / Good Groove, tem tido uma enorme aceitação, tendo sido vendidos 150 mil discos em apenas dez dias, e os concertos efectuados em vésperas do seu lançamento esgotaram uma semana depois dos bilhetes terem sido colocados à venda, o que mostra bem o interesse dos seus conterrâneos pelo seu trabalho. Com as vendas a subir, a EMI prevê vender 500 mil discos até ao final do mês de Março!

O cartaz tem vindo a ser anunciado à medida que os contratos com as bandas são assinados.
Estão já confirmados catorze dos vinte artistas que vão animar a grande festa do Palco Mundo no Rock in Rio-Lisboa 2006: 26 de Maio – Shakira, Jamiroquai e Ivete Sangalo; 27 de Maio – Guns N’ Roses e Xutos & Pontapés; 2 de Junho – Roger Waters, Santana, Rui Veloso e Jota Quest; 3 de Junho – Red Hot Chili Peppers e Da Weasel; 4 de Junho – Sting, Anastacia e Corinne Bailey Rae.

Corinne Bailey Rae

Nascida e crida em Leeds, Inglaterra, a mais velha de três filhas de um pai de origem indiana e uma mãe inglesa, Corinne estudou violino desde muito cedo e começou por cantar no coro da Igreja.

Ainda adolescente oferecem-lhe uma guitarra eléctrica e a partir daí explorou a sua curiosidade por compor musica e deu asas à sua paixão avassaladora por uma das mais inovadoras bandas de rock – os Led Zeppelin.

Aos 15 anos estava também obcecada pelas bandas femininas, como as L7 ou Veruca Salt e criou a sua própria banda, Helen, que atraiu as atenções da sua cidade o suficiente para receberem um convite da Roadrunner Records. Mas a baixista da banda engravidou e a banda acabou.

Foi para a Universidade de Leeds onde estudou Literatura Inglesa e passava as noites a trabalhar num clube de jazz onde, de vez em quando a deixavam cantar com a banda. Dessas experiências começou a formar novas ideias e a escrever temas que queria cantar a solo e quando a EMI assinou contrato com ela, descobriu uma rapariga de 26 anos com 10 anos de experiência, que sabe exactamente o que quer e como o conseguir.

O seu primeiro álbum, segundo palavras da autora, mistura um bocadinho de tudo: chill out, acústico, ambiente e soul.

Corinne escreve basicamente sobre amor mas interessa-lhe explorar os temas relacionados com aquilo que nunca se diz sobre as relações, de como o amor funciona em termos de expectativas / realidade. Por isso é que canções como “Till It Happens To You”, “Like a Star” e “Choux Pastry Heart” são tão íntimas.

Sobre o Rock in Rio-Lisboa 2006

O Rock in Rio vai realizar-se pela segunda vez consecutiva na cidade de Lisboa, nos dias 26 e 27 de Maio e 2, 3 e 4 de Junho de 2006.
O Rock in Rio-Lisboa 2006 vai ser uma festa de 5 dias cheios de emoções entre o grandioso “Palco Mundo” – onde vão actuar alguns dos maiores nomes da música internacional -;
A “Tenda Electrónica” – com sets dos mais reconhecidos DJ’s e VJ’s nacionais e internacionais;

O “Hot Stage” – onde se vai poder assistir aos concertos de bandas altamente promissoras;

O “Espaço Kids” cheio de actividade para as crianças;

O “Espaço Radical”, com uma pista de neve verdadeira e workshops de snowboard;

A requintada “Tenda VIP” com ar condicionado, catering e outras opções de conforto.

Um dos principais eixos do Rock in Rio-Lisboa 2006 é a sua vertente social cuja dinâmica assente no conceito “Todos Sob a Mesma Bandeira” permite que milhares de crianças portuguesas vejam aumentada a sua qualidade de vida de forma concreta através da intervenção solidária de toda a população de uma forma positiva.

Mais de 3,7 milhões de pessoas participaram nas 4 edições do Rock in Rio – 1985, 1991, 2001 e 2004 – tendo assistido a 240 actuações num total de mais de 470 horas. O Rock in Rio é transmitido em todo o mundo.

Site oficial do Rock in Rio-Lisboa: www.rockinrio-lisboa.sapo.pt

Autor: Sofia F. Lareiro