KATIA GUERREIRO Com Esta Voz Me Visto
Exposição Com Esta Voz Me Visto – O Fado e a Moda
Por onde passa, Katia Guerreiro divulga Portugal. Para além da língua e cultura que canta, veste criadores nacionais e não prescinde da joalharia minhota, numa mostra complementar de diferentes artes nacionais.
Para a exposição Com Esta Voz Me Visto – O Fado e a Moda, a inaugurar dia 22 de Novembro no MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, escolheu 2 vestidos que marcaram momentos essenciais da sua carreira.
De Carlos Gil escolheu o vestido vermelho que usou no concerto comemorativo dos seus 10 anos de carreira, a 13 de Novembro de 2010 no Coliseu de Lisboa; de Filipe Faísca escolheu o vestido dourado com que subiu pela primeira vez ao palco do Olympia a 23 de Janeiro de 2012.
“São 2 vestidos muito importantes para mim. Foram desenhados de propósito para as ocasiões, tendo os criadores compreendido os momentos que “vestiram”, captando na perfeição o pretendido. Se o vermelho é uma cor constante nos meus espectáculos foi natural a sua opção para o concerto de comemoração dos meus 10 anos de carreira; por outro lado, o vestido dourado foi uma agradável surpresa e representou, por si só, 3 estreias: a cor em si, o estilista Filipe Faísca que me vestiu pela primeira vez e a minha própria estreia no Olympia. Por estas razões, não poderiam ser outros os vestidos a escolher para esta exposição!”, Katia Guerreiro
Esta exposição é uma co-produção dos museus Mude e Fado e pretende afirmar-se como um espaço de grande força plástica,
com iconografia variada, recriando coordenados usados por cantoras tão diversas como Ana Moura, Carminho, Katia Guerreiro, Mafalda Arnauth, Mariza, Mísia e Raquel Tavares. Visa ainda mostrar a evolução histórica da indumentária das fadistas evocando alguns vultos, como o de Amália Rodrigues.
Autor: Pires