Kimmo Pohjonen na Casa da Música

A dinâmica do acordeão na Casa da Música

O finlandês Kimmo Pohjonen apresenta esta sexta-feira, dia 21 de Outubro na Sala 2 da Casa da Música o seu mais recente projecto, intitulado «Animator», anunciou fonte da instituição.

Com uma técnica notável, a que alia a criatividade e as várias influências de folk, rock, dança e teatro, Kimmo Pohjonen é mundialmente conhecido, tendo recebido o prémio de Músico Folk Musician of the Year (atribuído pela BBC 2) em 1996, 1997, 1998 e 1999.
Ao misturar o som do tradicional acordeão com samplers e percussões, Kimmo deu à música tradicional finlandesa um toque de modernidade.
Ao lado de Marita Liulia (animação virtual gráfica), Antti Kuivalainen (misturas de vídeo e luzes) e Heikki Iso-Ahola (técnico de som surround), o acordeonista regressa com Animator, o seu mais recente projecto, marcadamente inovador no que respeita aos recursos multimédia e agora apresentado pela primeira vez ao vivo em Portugal.
Kimmo Pohjonen esteve já várias vezes em Portugal, a última das quais no último Festival Músicas do Mundo, em Sines, onde apresentou o seu projecto anterior, Kluster TU (KTU).
Começou a tocar acordeão aos 10 anos, por influência do pai, também acordeonista, e estudou em Helsínquia e Buenos Aires, tendo posteriormente sido professor na Europa e nos Estados Unidos.
Fez parte de vários grupos rock e pop, mas em 1996 apostou numa carreira a solo, desde início marcada pela preocupação de, ao vivo, dar espaço ao espectáculo de luzes.
Em 2000, o músico estreou em Helsínquia o projecto KalmukkiSinfonia, com a orquestra Tapiola Sinfonietta, dois percussionistas, luzes orquestradas e som surround, de onde surgiu uma digressão pela Inglaterra, em 2002, e o álbum e DVD intitulados «Kalmuk».

Autor: Patrícia Santos Viegas