Lisboa Records

Lançamento de novo álbum «Lisboa»

Comemorações dos 25 anos do Frágil em 2007.

CD “Lisboa” – Edição a 2 de Julho de 2007

1. Pedro Oliveira + José Sousa – “Magnífica Luz”
2. Rui Reininho + Armando Teixeira – “Estranho Caso do Amante Preguiçoso”
3. Rodrigo Leão – “Cidade Tejo”
4. Danças Ocultas – “Primeira Hora”
5. A Naifa – “Passagem a Limpo”
6. Novembro – “Solidão a Dois”
7. Rogério Samora + Rodrigo Leão + Gabriel Gomes – “Poema”
8. Paulo Abelho + João Eleutério + Graciano Dias – “A Ponte”
9. Adriano Filipe – “O Recado”
10. Maria Ana Bobone + Ricardo Rocha – “Com Que Voz”
11. The Gift – “In Repeat”
12. BCN – “You Are Welcome to Elsinore”

Quando começámos a trabalhar neste projecto no verão passado pensámos gravar um disco que se integrasse nas comemorações dos 25 anos do Frágil em 2007.
Não um disco qualquer, ou seja, mais uma compilação de canções sem uma intenção definida. Procurámos antes um denominador comum entre as ideias que nos moviam, o sentido da celebração desses 25 anos, e o conjunto de artistas que tínhamos em mente para concretizar o projecto.
Subitamente, esse encontro surgiu: era Lisboa, a cidade, a nossa cidade, a cidade de muitos outros portugueses e estrangeiros. Mas não pretendíamos um projecto centrado numa imagem pré-concebida da cidade, qualquer que ela
fosse. Queríamos antes um disco que procurasse uma visão dos músicos, dos compositores e dos poetas que reflectisse diferentes opções estéticas e tendências musicais em torno desse imaginário.
Neste sentido, este primeiro albúm da Lisboa Records é a oportunidade de realizar um tributo musical à cidade de Lisboa, comemorando dessa forma o papel que o Frágil tem tido enquanto lugar de afirmação de diferentes correntes estéticas e expressões culturais que têm emergido na cidade.
Para o concretizar, comissionámos canções a vários músicos e compositores amigos, com total liberdade artística para as suas propostas. O resultado, surpreendente, revela um disco que funciona como um todo harmónico: das canções pop/rock ao fado/tango, da música eléctrica/electrónica ao acústico
e instrumental, dos textos urbanos à poesia forte, Lisboa surge-nos numa visão simultaneamente ardente e serena. Magnífica luz.

Autor: Francisco Pestana