Lordi vencem 51º Festival da Canção

Os Finlandeses Lordi venceram a edição número 51 do Festival Eurovisão da Canção.

O total de 38 países confirmaram a participação no 51º Festival da Canção da Eurovisão, que decorreu em Atenas,
no Olympic Stadium’s Indoor Hall, a 18 e a 20 de Maio de 2006, respectivamente Semi-Final e Final, conduzidas ambas por Maria Menounos e Sakis Rouvas.

Foi uma surpresa agradável a vitória dos Lordi, com a canção “Hard Rock Hallellujah”, uma grande malha de Hard Rock.
A diferença de pontos (44 pontos) para o segundo classificado, a Rússia foi elucidativa quanto à unanimidade da escolha dos Lordi para vencedores.

Na posterior conferência de imprensa, o líder e vocalista do grupo, Mr. Lordi, reagiu à vitória:
“Pensem por instantes, uma banda de Rock acabou de vencer uma competição de músicas Pop! É estranho e interessante. Dedicamos este momento a todos os fãs de Rock, Hard-Rock, Metal e dos Kiss..”

Quanto a Portugal, que concorreu com a canção “Coisas de Nada”, interpretada pelo grupo Nonstop, ficou-se pela semi-final na 19ª posição com 26 pontos.

Resta saber se a vitória dos Lordi pode vir a dar o fôlego necessário ao Festival da Eurovisão, e se outros países aderem à moda de incluirem sonoridades diferentes, a representarem os seus países.

Não posso acabar sem ainda deixar uma palavra acerca do comentador português Eládio Clímaco, que talvez por ignorância ou pura e simplesmente estupidez e preconceito, teceu durante a transmissão do evento comentários infelizes acerca da banda finalndesa e do Hard-Rock em geral, tendo posteriormente redimindo-se com um “rendo–me às evidências”. Fica aqui uma sugestão para o nosso colega: “Por Favor seja imparcial, e deixe o gosto pessoal de fora durante transmissões televisivas!”

Tabela dos 10 primeiros classificados:

1º Finlândia (292 pts.)
2º Rússia (248 pts.)
3º Bósnia & Herzegóvina (229 pts.)
4º Roménia (172 pts.)
5º Suécia (170 pts.)
6º Lituânia (162 pts.)
7º Ucrânia (145 pts.)
8º Arménia (129 pts.)
9º Grécia (128 pts.)
10º Irlanda (93 pts.)

Autor: Paulo Figueiredo