MAAT prolonga exposição de Bill Fontana

Por apelo do público!

Shadow Soundings estará em exposição na Galeria Oval do MAAT até 26 de fevereiro

Até à data, mais de 68 mil pessoas visitaram a exposição Shadow Soundings, do compositor e artista norte-americano, Bill Fontana. Assim, e para responder às expetativas do público, o MAAT acaba de anunciar o prolongamento da exposição: em vez de terminar a 19 de fevereiro, a exposição estará na Galeria Oval até 26 de fevereiro, mais duas semanas do que era previsto.

Após esta data, a instalação imersiva de som e vídeo da emblemática Ponte 25 de abril, realizada pelo grande pioneiro em experiências com som, integrará a Coleção de Arte Fundação EDP, numa generosa doação de Bill Fontana.

A exposição de Bill Fontana, bem como a parceria com a empresa de São Francisco, Meyer Sound, suscitou recentemente a realização de um simpósio internacional sobre arquitetura arte e som, RESONATE, que no passado dia 12 atraiu ao MAAT um público de arquitetos, artistas e engenheiros de som maioritariamente estrangeiros.

Shadow Sounding de Bill Fontana
Shadow Soundings é uma instalação feita a partir dos sons e ruídos da Ponte 25 de Abril; mas também uma obra em vídeo que, através de 5 pontos de projeção, mostra vistas únicas da ponte e do Tejo, bem como ângulos desconhecidos das sombras dos veículos em movimento no tabuleiro da ponte. Eram estas sombras em movimento que criavam aquele som “cantado” tão característico da ponte, e foi daí que surgiu o título Shadow Soundings, conta o artista.

Como o próprio gosta de se intitular, Bill Fontana é um artista que “tira os sons das coisas”. Nesta instalação ele capta o ruído da ponte, tão familiar aos habitantes da cidade de Lisboa, e amplifica-o conferindo-lhe musicalidade.

Bill Fontana já expôs no Whitney Museum of American Art, no San Francisco Museum of Modern Art, Art Gallery of NSE em Sydney, entre muitos outros.

Curadoria: Pedro Gadanho. De 4 outubro a 26 de fevereiro 2018.

colaborador : Inside