Mahler no São Carlos

7ª Sinfonia

Zoltán Peskó inaugura o mês de Junho à frente da Orquestra Sinfónica Portuguesa na interpretação da Sinfonia n.º 7 de Gustav Mahler.

Nascido em Budapeste de uma família de músicos, Zoltán Peskó efectuou os estudos musicais na sua cidade natal. Da sua formação artística destacam-se estudos com Goffredo Petrassi (Composição) e Sergiu Celibidache e Pierre Boulez (Direcção de Orquestra).

Entre 1966 e 1973 colaborou na Deutsche Oper de Berlim, na qualidade de maestro e assistente de Lorin Maazel. O êxito obtido na sua estreia no Scala de Milão assinalou o início da sua carreira internacional. Em 1973 foi nomeado Maestro Titular do Teatro Comunale de Bolonha, cargo que desempenhou igualmente por três anos no Teatro La Fenice. De 1978 a 1983 foi Maestro Titular da Orquestra da RAI de Milão. Entre Agosto de 1996 e 1999 foi Director Musical da Deutsche Oper am Rhein. Maestro Titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa nas três últimas temporadas do Teatro Nacional de São Carlos, desempenha, desde a Temporada de 2004/05, as funções de Maestro Honorário.

Fonte: Teatro Nacional de São Carlos

Autor: Paulo Ribeiro