Oy Division na Culturgest

Os Oy Division nasceram em 2005. Gesshon Leizersson e Assad Talumi encontraram-se num festival internacional de música klezmer no Canadá.

Oy Division

fascinados com o que ouviram e resolveram logo formar o seu próprio grupo. Os concertos foram-se sucedendo e, em 2008, sai o primeiro dos três álbuns que gravaram até agora. Todos receberam o aplauso do público e da crítica. Foram construindo a sua carreira de concerto em concerto, de festival em festival, com digressões pela Europa e América do Norte.
Dedicam-se à interpretação da música klezmer, tocando, e cantando em yiddish e russo, música de casamento, canções folclóricas, canções de teatro yiddish, como ela deve ser tocada: com rudeza, rapidez, nervo, sem floreados. Têm uma energia incrível, uma técnica perfeita, um excelente humor. Como disse Leizerssohn numa entrevista: “O registo klezmer que interpretamos está concentrado na rica tradição musical dos judeus da Europa do Leste dos sécs. XVIII e XIX. Mas o que é interessante é a forma como soa aos ouvidos do nosso público e o conduz, a maior parte das vezes, a dançar, cantar e mesmo a chorar. Quanto ao futuro, há seguramente lugar para escrever melodias klezmer inéditas (…). Evidentemente, a realidade israelita atual afeta a interpretação das nossas canções que abordam temas como o amor, a guerra, o desânimo, a esperança”.

Os Oy Division são a única banda de música klezmer existente em Israel. Parece estranho, mas um breve resumo da história da música klezmer ajuda a compreender.
As origens da música klezmer são muito nebulosas. As investigações iniciaram-se há poucas dezenas de anos e estão muito longe de estarem terminadas. As considerações que se seguem, baseadas em buscas na internet, procuram contar a história que mais se aproxima do que é comum às várias fontes consultadas. Klezmer tem origem etimológica em duas palavras hebraicas, klei, significando ferramenta, utensílio, instrumento, e zemer, canção. De início, klezmer designava o instrumento musical. Mais tarde, por extensão, a própria música tocada e cantada pelos klezmorim, músicos populares, que animavam ocasiões festivas.
Nos anos 70 do século passado fixou-se a designação de música klezmer para a que era praticada pelos judeus asquenazes que se foram instalando, entre o séc. XI e o séc. XVI, na Europa Central e Oriental. Esse povo judaico que no séc. XVI era ultraminoritário de entre o conjunto dos judeus da Diáspora – representavam cerca de 3{32b4486515d0a5abfadefb82dc72bb6fc0b678301881c70cec7f997124f6ddb6} desse conjunto – desenvolveu uma língua própria, o yiddish, escrita em alfabeto hebraico, formada a partir do “alemão” falado na Idade Média nas regiões onde ficaram, e de palavras hebraicas. Com língua própria, uma estabilidade na terra, vivendo em comunidades fechadas (os guetos), com uma prática religiosa e uma teologia e liturgia singulares, criaram uma música popular característica, a princípio só instrumental, depois juntando-lhe a voz. É o desenvolvimento dessa música que será designada de klezmer. Os temas, os modos, os ritmos, as danças que hoje se tocam como música klezmer remontam ao séc. XIX, mas têm raízes muito mais fundas na história que vêm desde a Idade Média. A música klezmer foi assimilando influências várias das músicas dos povos com quem os asquenazes tiveram contacto, dos polacos aos russos, dos romenos aos húngaros, dos gregos aos turcos. Particularmente importante neste caminho de séculos foi a música dos romani, dos ciganos. Hoje em dia também se reconhece a presença do jazz.

Os Asquenazes, por razões várias, foram tornando-se maioritários no povo judeu da Diáspora. No início do séc. XX correspondiam a 92{32b4486515d0a5abfadefb82dc72bb6fc0b678301881c70cec7f997124f6ddb6} dessa população e estavam fixados sobretudo na Polónia, mas não só. Albert Einstein, Sigmund Freud, Marc Chagal, Felix Mendelssohn, Sarah Bernhart, Stanley Kubrick, Golda Meir, eram asquenazes.
Veio o Holocausto. Milhões foram barbaramente mortos. As sinagogas destruídas. Os guetos também. A música klezmer desapareceu por décadas. No início dos anos 70 do século passado, jovens músicos judeus nos Estados Unidos, a partir do que lhes contavam seus avós, das raras gravações que existiam do início do século, dos poucos músicos mais velhos que tocavam essa música e que ainda sobreviviam, retomaram a tradição da música popular judia, em particular da música klezmer.
Os instrumentos principais das bandas de música klezmer são o violino, a flauta, o clarinete, o zimbalão, o acordeão, o piano – este usado pela classe média, em casa, ou, atualmente, em espetáculos de palco –, o violoncelo ou contrabaixo e a percussão, reduzida frequentemente a um instrumento. Com exceção do piano, utilizado com pouca frequência, são todos instrumentos de fácil transporte e, ao tempo, baratos, porque os músicos andavam de cerimónia em cerimónia, de comunidade em comunidade, tocavam em salas das casas e outros pequenos espaços muito diversos. Aquilo que hoje ouvimos numa sala de teatro, sentados numa cadeira, como um espetáculo, era antes escutado e dançado de pé, com os músicos deslocando-se de um lado para o outro, no meio das pessoas.
Os tipos de canções que agora se executam estão codificados, como acontece, por exemplo, no fado tradicional ou no flamenco. Na sua maioria são temas alegres e para dançar, porque era essa a finalidade para que foram criadas e tocadas. As que derivam da prática religiosa são, geralmente, meditativas. Antes da gravação em disco, as canções não tinham limite de duração, adaptavam-se às circunstâncias. Duravam o que fosse preciso e as forças de executantes e de quem os ouvia e com eles dançava aguentassem.
Em anexo encontra-se uma breve história da música klezmer mais desenvolvida e biografias dos músicos.
Para ouvir um pouco da música dos Oy Division:
March of the Morons
Jewish Faith
Think!
Freylechs
Josh’s Mantra
Soviet Wedding Song And Freylechs