RITA REDSHOES

GOLDEN ERA

A era dourada de Rita dos sapatinhos vermelhos já nos anda por aí a acariciar os ouvidos com muita leveza e sobriedade.

Rita Redshoes, cativada pelo imaginário do feiticeiro de Oz e por David Bowie, apresenta-nos pela primeira vez um álbum a solo. Nele desfilam as imagens mentais que a artista tem na sua cabeça. Muitas. E a sonoridade resultante é um ambiente levezinho e algo místico a lembrar Fionna Apple e a Tori Amos do último álbum.

Faixas como “Deram on Girl” confundem-se com as de qualquer artista internacional de renome e isso pode ser bom para os nossos egos sistematicamente nivelados por baixo. Já “Your Waltz” parece ser uma preciosidade arrítmica, a espaços, obrigando-nos a atenção redobrada se não queremos perder o pé. “Love is, Love you” empresta-nos uns pizzicatos absolutamente deliciosos fazendo-nos flutuar por cima de uma relva espigada imaginária. Num disco onde curiosamente a pérola se esconde a abrir “The beginning Song”, com uns laivos de David Fonseca, suscita a maior aura de paixão aos nossos corações e um ritmo que apetece dançar agarrado a uma almofada. Depois podemos adormecer baixinho com as outras faixas, nomeadamente a candura de “Minimal Sounds”.

Guitarras eléctricas, acústicas, teclados vários, bateria e uma secção de cordas. Tão simples quanto isto. E Ritinha tem o mundo a seus sapatos.

http://musicologo.blogspot.com

Autor: Tiago Videira