ROCK IN RIO LISBOA 2008

Primeiros Artistas Anunciados

A organização do Rock in Rio 2008 já anunciou os dois primeiros nomes da próxima edição do mega festival. Na realidade tratam-se de dois repetentes no evento. Sendo assim Ivete Sangalo e Alejandro Sanz subirão ao Palco no dia de abertura do evento.

O Rock in Rio Lisboa 2008 acontecerá nos dias 30 e 31 de Maio e 6, 7 e 8 de Junho.
Este é pode-se dizer um verdadeiro presente natalício para os fãs do festival e de Ivete Sangalo e Alejandro Sanz.
“Ivete Sangalo e Alejandro Sanz conheceram-se em 2004, quando os dois participaram no primeiro Rock in Rio-Lisboa. Na edição seguinte, em 2006, a baiana voltou a actuar no Palco Mundo para centenas de pessoas.
Com 13 anos de carreira, e uma das maiores estrelas da música brasileira, Ivete Sangalo fez este ano uma bem sucedida turné pela Europa para divulgar o seu mais recente álbum, “As Supernovas”, cujo lançamento marcou a carreira da artista, com 500 mil cópias vendidas em 2005. Foi como vocalista da Banda Eva que Ivete Sangalo surgiu no cenário da música baiana. A partir de 1999, ela decidiu seguir a carreira a solo, dando início a um novo trabalho, que fez com que se transformasse num verdadeiro fenómeno da música e da comunicação nos últimos anos.

Cantor e compositor com quase 20 milhões de discos vendidos em todo o mundo ao longo de 14 anos de carreira, Alejandro Sanz comemora agora o sucesso de seu mais recente disco, “El tren de los momentos”, cujo primeiro single, “A la primera persona”, atingiu novos recordes no circuito de venda digital. Em apenas 24 horas, chegou ao primeiro lugar de downloads para telemóveis e entrou directamente no posto mais alto da lista dos singles mais vendidos no iTunes. Desde que a música começou a circular, a página do artista na internet ganhou inúmeros visitantes. Foram mais de 40 mil visitas diárias e, em quatro dias, mais de 12 mil pessoas inscreveram-se para receber informações sobre o artista. O single também estreou no TOP 10 de música latina da prestigiada revista Billboard. El Tren de Los Momentos, o sétimo álbum de estúdio do espanhol Alejandro Sanz, traz dez músicas inéditas e contou com a produção do próprio artista em parceria com o cubano Lulo Pérez.

O Rock in Rio volta em 2008, com a sua terceira edição. O evento nasceu em 1985, no Brasil, quando reuniu um milhão e 380 mil pessoas em dez dias de evento. O segundo Rock in Rio aconteceu em 1991, no estádio do Maracanã, com um público de 700 mil pessoas, tendo sido transmitido ao vivo para 55 países onde 580 milhões de telespectadores assistiram em todo o mundo. Em Janeiro de 2001, o Rock in Rio voltou à Cidade do Rock, espaço onde a primeira edição havia sido realizada. Em sete dias, o evento recebeu 1 milhão 235 mil pessoas. Em 2004, o projecto cruzou fronteiras e a marca Rock in Rio chegou a Lisboa. Com um público total de 386 mil pessoas durante 6 dias, a primeira edição do Rock in Rio-Lisboa foi considerada um dos maiores eventos musicais do mundo, acima de Woodstock, sendo superado apenas pelas edições anteriores do festival no Brasil. Dois anos depois, Portugal abriu os braços novamente para o evento. Foram 350 mil pessoas nos cinco dias de festa.

A decisão de voltar à cidade em 2008 foi tomada em conjunto pela organização, os patrocinadores e parceiros e a Câmara Municipal de Lisboa. Os patrocinadores Millennium bcp e Vodafone garantiram imediatamente o apoio à terceira edição. Para Roberto Medina, o Rock in Rio é um projecto com um potencial muito forte para ser explorado em termos sociais e turísticos pelas cidades que recebem o evento. “ Lisboa é uma aposta de sucesso e esperamos aumentar ainda mais o fluxo de turistas estrangeiros na cidade com a expansão internacional da marca para outros países”. Medina revela que o Rock in Rio voltará ao Brasil em 2014, ano em que o país poderá sediar o Mundial de Futebol. “Com o Mundial, a visão do planeta estará voltada para o Brasil. A grande estrela será a Copa do Mundo e o Rock in Rio será o coadjuvante”.

Autor: Carlos Pratas