RUSSIAN RED – AGENT COOPER

Valeu a pena esperar. Russian Red está de regresso, com um daqueles temas que nos prende logo na primeira audição. Casper é o primeiro single do terceiro álbum de estúdio de Russian Red, intitulado Agent Cooper.

Espera-se que o lançamento do álbum venha a ser um dos eventos mais importantes do ano, tal como é hábito com Russian Red, uma artista que revolucionou o panorama musical alternativo de Espanha e que se tornou numa estrela internacional.
Agent Cooper será editado a 24 de Fevereiro de 2014, seis anos após o lançamento do disco de estreia de Russian Red, I Love Your Glasses e três anos após o seu segundo disco de consagração, Fuerteventura.

O single, já disponível, em conjunto com a pré-reserva do álbum apresenta uma Lourdes Hernández num estado de graça e em pleno controlo da sua voz. Russian Red alterna descontraidamente entre a declamação e o canto, de forma natural, torna as notas musicais mais longas ou mais curtas, grita ou sussurra, sem nunca perder a sua ligação a uma forte arquitectura electrónica que pára, de forma inesperada, no refrão. O resultado é simplesmente magnífico, tal como se poderia esperar de um trabalho de um produto como Chiccarelli, que também já colaborou com nomes como Whites Stripes, The Strokes, Morrissey, U2, Brian Wilson, Beck, Mika, etc.

O terceiro álbum de Russian Red foi gravado em Los Angeles, onde a cantora está a viver de momento, e inclui a colaboração de dois outros profissionais de renome no universo da gravação em estúdio: o engenheiro de mistura Mark Needhan (The Killers, Fleetwood Mac, Bloc Party, Blondie, Chris Isaak) e a engenheira de masterização Emily Lazar (Vampire Weekend, Björk, David Bowie, Lou Reed). O resultado demonstra uma sonoridade evoluída e a prova definitiva da maturidade artística de Russian Red. “Trabalhar com os melhores profissionais do ramo é excelente por dois motivos. Por um lado, inspiram um sentimento de confiança que torna o processo mais tranquilo e rápido, o que facilita o processo de aprendizagem. Mas também, a sua intuição, intenção, sabem como é que as coisas funcionam. Qualquer conversa que se possa ter, que não esteja relacionada com o álbum, acaba por integrar o processo de produção, e até mesmo um conflito é um conflito de qualidade”, afirma a cantora.
Cada um dos temas incluídos em Agent Cooper foi baseado no personagem masculino pelo qual se sentiu inspirada. O álbum inclui baladas e faixas ritmadas, apesar de ser um trabalho essencialmente electrónico. Casper foi a segunda canção composta por Lourdes e a primeira que lhe deu a ideia para desenvolver todo um conceito à sua volta. “Antes de me mudar para Los Angeles tinha uma versão muito diferente deste tema, mas, após as sessões de ensaio antes da gravação, criei a parte de guitarra que abre o tema e isso mudou-o completamente. No entanto, mantivemos o ritmo do refrão, como se a canção estivesse a expressar uma referência e a falar sobre o tempo quando a mesma ainda era uma simples demo.” Foi essa a origem de um conjunto de composições, incluindo baladas e canções mais ritmadas, mas tudo muito electrónico na sua essência.
Nos poucos anos a actuar sob o nome de Russian Red, a cantora e compositora Lourdes Hernández passou de actuar em salas pequenas em Madrid a tocar em alguns dos teatros e palcos mais importantes do mundo. A chave do seu sucesso é fácil de identificar mas certamente difícil de ter: uma voz excepcional e uma inspiração única para compor. Para além disso, também possui uma capacidade inata de se movimentar em palco e comunicar com o público.
Com todos estes dons, entrou no panorama musical de rompante com I love your glasses, um álbum que conquistou um disco de ouro. Mas o grande salto deu-se com Fuerteventura, o seu Segundo álbum, que colocou o seu nome entre os melhores a nível internacional. Tendo sido produzido e misturado por Tony Doogan em Glasgow, e incluindo a colaboração com os músicos dos Belle & Sebastian, o disco abriu uma nova porta para a sua música. Foi lançado em 25 países e foi o ponto de partida para uma digressão internacional com mais de 120 espectáculos por toda a Europa, EUA, América Latina e Ásia. A cantora obteve sucesso sobretudo na Ásia, com espectáculos esgotados para legiões de fãs na Coreia, China, Singapura, Japão, Taiwan e Hong Kong.
Agora, é a altura de Agent Cooper e Casper é o primeiro single a ser retirado no novo trabalho.

Alinhamento (Cd digipack; digital):
01 Faixa 1_Michael P
02 Faixa 2_John Michael
03 Faixa 3_Stevie J
04 Faixa 4_Casper
05 Faixa 5_Xabier
06 Faixa 6_Anthony
07 Faixa 7_William
08 Faixa 8_Alex T
09 Faixa 9_Neruda
10 Faixa 10_Tim B

Autor: pires