SANTA CASA ALFAMA, 24 e 25 SET’21: Programação completa: CC Dr. Magalhães Lima, Palco Bogani e Boa União

Festival Santa Casa Alfama’21

 

Programação completa CENTRO CULTURAL DR. MAGALHÃES LIMA:

24 de setembro
RITA GUERRA
MARTA PEREIRA DA COSTA
25 de setembro
ARTUR BATALHA
TERESINHA LANDEIRO

Programação completa PALCO BOGANI (GRUPO SPORTIVO ADICENSE):

24 de setembro
MARIA JOÃO QUADROS
SILVINO SARDO
25 de setembro
LINO RAMOS
IVONE DIAS

Programação completa da SOCIEDADE BOA UNIÃO:
24 de setembro
ESCOLA DE FADO AMADOR CRIATIVO DE ALVERCA:
RODRIGO FIGUEIRA, BEATRIZ MAMEDE, RODRIGO MONTEIRO
25 de setembro
ESCOLA DE FADO CLAF:
MARIA PASSARINHO, TIAGO CONCEIÇÃO, BRUNA DUARTE

 

24 e 25 de setembro
Alfama, Lisboa
www.santacasaalfama.com / www.facebook.com/santacasaalfama

 

O festival Santa Casa Alfama está de regresso em 2021 para mais dois dias de celebração do nosso Fado. Nos dias 24 e 25 de setembro, o público, amante de fado e não só, é convidado a ouvir algumas das melhores vozes do fado e da música portuguesa, numa experiência única pelos diferentes recantos e espaços do bairro de Alfama, entre os quais não podiam faltar os grupos, associações e coletividades que, desde a primeira edição, integram a programação do Festival.

Um dos lugares que já fez história ao longo das várias edições do festival é o Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, cujo cartaz para esta 9ª edição inclui nomes tão sonantes como os de Rita Guerra, Marta Pereira da Costa, Artur Batalha e Teresinha Landeiro.

Na Sociedade Boa União ficamos a conhecer algumas das principais promessas do fado, vozes que garantem o futuro da nossa música. No dia 24 de setembro, a Escola de Fado Amador e Criativo de Alverca apresenta-nos os talentos de Rodrigo Figueira, Beatriz Mamede Rodrigo Monteiro; no dia 25 de setembro, ficamos a conhecer as jovens vozes da Escola de Fado Clube Lisboa Amigos do Fado (CLAF)Maria Passarinho, Tiago Conceição e Bruna Duarte.

 

Finalmente, o cartaz preparado para o Palco Bogani, instalado no Grupo Sportivo Adicense, está recheado de experiência, com quatro certezas do fado, todas elas com muitos anos dedicados à canção nacional. No dia 24 de setembro essa experiência é trazida por Maria João Quadros Silvino Sardo; no dia 25 de setembro é a vez de Lino Ramos Ivone Dias nos mostrarem toda a sua alma fadista.

CENTRO CULTURAL DR. MAGALHÃES LIMA

Desde muito cedo que a paixão de Rita Guerra pela música foi notória. Estudou piano, mas foi a sua voz que lhe valeu a gravação do seu primeiro disco aos 22 anos. Desde então a sua carreira não parou, e é hoje considerada unanimemente como uma das maiores vozes nacionais. Na primeira vez que cantou um fado, Rita Guerra tinha Amália Rodrigues na primeira fila. Subiu as escadas que levavam ao palco a medo e tentou esquecer que tinha a Rainha Amália a ouvi-la. “A Dona Amália gostou muito”, disseram-lhe mais tarde. Foram esporádicas as suas “incursões” pela canção portuguesa – algumas participações com João Braga, o convite dos Ovelha Negra para gravar no muito progressivo lançamento “Por este andar ainda acabo por morrer em Lisboa”, ou mais recentemente nos seus próprios espectáculos, onde acaba por cantar um a dois fados acompanhada ao piano. Com uma formação em trio, Rita vai levar ao Santa Casa Alfama um pouco do que tem sido a sua carreira de mais de 30 anos de grandes sucessos e também a promessa de que, por ser um palco especial, numa noite especial, também poderá cantar alguns dos fados de que mais gosta – e esse palco especial é o Centro Cultural Dr. Magalhães Lima do Santa Casa Alfama, no dia 24 de setembro.

Marta Pereira da Costa é a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no fado. Em 2014 foi distinguida, pela Fundação Amália Rodrigues, com o “Prémio Instrumentista”. Nestes meses de pandemia, Marta deu forma a um novo projeto, juntando os seus dois instrumentos de eleição: Guitarra Portuguesa & Piano. Marta desafiou o pianista Alexandre Diniz e juntos prepararam um espetáculo exclusivo, que junta os dois instrumentos numa verdadeira viagem musical. Muito habituados a tocar lado a lado, e com influências e gostos complementares, os dois instrumentistas decidiram criar novos arranjos para o repertório existente, percorrendo as mais variadas sonoridades, desde a música tradicional portuguesa, o fado e o jazz, passando também por temas de world music. Os dois músicos prepararam ainda algumas novidades para desvendar em palco, entre elas uma homenagem a Amália Rodrigues e outra a Carlos do Carmo, no ano em que o fadista nos deixou. O resultado é um concerto intimista e vibrante que pode ser visto no dia 24 de setembro, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima.

Artur Henriques dos Santos Batalha, ou simplesmente Artur Batalha, como é conhecido no meio fadista, nasceu em Alfama a 14 de Abril de 1951. Iniciou o seu percurso com apenas 14 anos na Taverna do Embuçado, embora já cantasse desde os 9 anos de idade. Em 1971, ganhou o prémio da Grande Noite do Fado, no Coliseu dos Recreios, e foi contratado para cantar em vários países do mundo. É uma figura de referência do fado mais ‘castiço’ e também da própria cidade de Lisboa, a par de nomes como Argentina Santos, Alfredo Marceneiro ou Fernando Maurício… E em setembro deste ano, o “Príncipe do Fado” vai actuar no seu bairro de sempre, o lugar onde verdadeiramente se sente em casa – Alfama, claro. Este é um concerto que pode ser visto no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, dia 25 de setembro.

Teresinha Landeiro quer marcar de forma vincada o seu fado. É na casa Mesa de Frades (Alfama, Lisboa) que se revela semanalmente e é o ponto de partida para construção de um currículo invejável, apesar de muito jovem. O Centro Cultural de Belém e o Capitólio (Lisboa) assim como a Casa da Música (Porto) já receberam a jovem fadista e compositora, bem como eventos como o Festival Santa Casa Alfama, outros festivais nacionais e até a internacionalização no Festival de Fado em Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e Sevilha (Espanha). No ano de 2021 apresenta o novo álbum “Agora” (SONY), que inclui música de autoria da própria Teresinha Landeiro, revelando um fado jovem, ambicioso e leve, como a própria personalidade da fadista – uma personalidade artística que o público é convidado a descobrir no dia 25 de setembro, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima.

 

PALCO BOGANI | GRUPO SPORTIVO ADICENSE

 

Maria João Quadros é hoje uma figura incontornável do fado. Com muitos anos a cantar em diversos eventos e em casas de fado, construiu um percurso que fala por si. Ao longo dos anos, a voz genuína da fadista chamou a atenção de compositores brasileiros, como Ivan Lins, Francis Hime, Zeca Baleiro, Chico César, Olivia Byington, o que revela o carácter universal da voz de Maria João Quadros. A fadista nascida em Moçambique vai atuar dia 24 de setembro, no Palco Bogani.

Silvino Sardo, natural de Vila Boim, freguesia do concelho de Elvas, mas residente em Estremoz, começou a cantar o fado com apenas 16 anos. O “Cavalo Russo”, que ainda hoje faz questão de cantar, foi um dos primeiros fados que memorizou. Em 1996, gravou o seu único trabalho discográfico, com a produção do seu grande amigo Carlos Zel, ainda hoje uma das suas referências. Tem participado em muitos eventos nacionais e internacionais, partilhando o palco com grandes nomes do fado. Dia 24 de setembro apresenta-se no Palco Bogani.

É caso para dizer que o encontro de Lino Ramos com o fado aconteceu muito cedo. O seu pai era fadista e apresentador, o que fez com que sempre se movesse no meio do fado e tivesse a oportunidade de conhecer referências com Fernando Maurício, com quem desenvolveu uma relação forte. No seu percurso conta com passagens por inúmeras casas de fado e até já teve a oportunidade cantar nos Estados Unidos da América, Canadá, Áustria e Suíça. Nos últimos anos dedica-se à sua casa “Esquina de Alfama”. E é também em Alfama que vai brilhar, no dia 25 de setembro.

O fado acompanha Ivone Dias desde sempre. Nasceu em Alfama e ganhou inúmeros prémios de fado ainda na adolescência. As circunstâncias da vida nem sempre foram fáceis para Ivone, mas a fadista nunca desistiu de cantar o fado, o seu maior sonho. Cantar no seu bairro e perto da sua gente é aquilo que mais a preenche enquanto intérprete e é mesmo isso que vai acontecer no dia 25 de setembro, no Palco Bogani, mais uma vez instalado no Grupo Sportivo Adicense.

 

SOCIEDADE BOA UNIÃO | 24 setembro

 

Dia 24 de setembro, na Sociedade Boa Uniãoa Escola de Fado Amador e Criativo de Alverca apresenta Rodrigo Figueira, Beatriz Mamede Rodrigo Monteiro.

Rodrigo Figueira tem 17 anos e vem de Arruda dos Vinhos. A sua paixão pelo fado começou muito cedo, desde o momento em que entrou na Escola de Fado Amador e Criativo de Alverca. Entretanto, participou em alguns concursos, conseguindo um primeiro lugar em Alenquer e um terceiro lugar na ACOF, em Marvila. O jovem fadista encara a sua presença no Santa Casa Alfama como mais uma oportunidade para mostrar o seu talento.
E o mesmo acontece com Beatriz Mamede que, em 2016 e com apenas 15 anos de idade, começou a cantar fado. Em 2019 participou no Grande Prémio do Fado e o mesmo aconteceu no ano de 2020.
Por fim, da Escola de Fado Amador e Criativo de Alverca, vem também Rodrigo Monteiro. O mais novo dos três, com apenas 14 anos, Rodrigo começou a cantar o fado há apenas três anos e, desde então, tem participado em vários espetáculos, organizados pela própria escola de fado, mas não só. Rodrigo Figueira, Beatriz Mamede e Rodrigo Monteiro vão animar a Socieda Boa União no primeiro dia de Santa Casa Alfama.

 

SOCIEDADE BOA UNIÃO | 25 setembro

 

 

Dia 25 de setembro, é a vez da Escola de Fado Clube Lisboa Amigos do Fado (CLAF) apresentar a vozes de Maria Passarinho, Tiago Conceição e Bruna Duarte no palco instalado na Sociedade Boa União.

Os jovens Maria Passarinho e o Tiago Conceição têm um percurso semelhante. Entraram na Escola de Fado CLAF há cerca de seis anos e, logo a seguir, começaram a participar em vários concursos de fado, tendo conseguido ganhar alguns prémios relevantes. Participaram também nas Festas das Coletividades. Essas atuações fizeram com ambos fossem escolhidos para cantar na Câmara Municipal de Lisboa. Apesar da sua juventude, Maria Passarinho e Tiago Conceição já mostraram o seu fado em várias zonas do país.
E o mesmo começa a acontecer com a jovem Bruna Duarte. Bruna tem 18 anos e entrou na Escola de Fado CLAF há menos tempo, há cerca de três anos. Durante esse tempo, já participou em vários concursos, obtendo ótimas classificações. À semelhança de Maria e Tiago, Bruna também já teve a oportunidade de mostrar o seu talento nas Festas das Coletividades e na Câmara Municipal de Lisboa.
E no próximo dia 25 de setembro, os três vão mostrar esse talento e essa paixão pelo fado também no Santa Casa Alfama, no palco instalado na Sociedade Boa União.

 

Santa Casa Alfama,
mais de 40 concertos em vários palcos, no coração de Alfama.

O Festival Santa Casa Alfama é um Evento Seguro, cumprindo rigorosamente com todas as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Já Confirmados:

 Dia 24 de setembro

Palco Santa Casa

 

Camané
Sara Correia
Buba Espinho e Luís Trigacheiro

Palco Ermelinda de Freitas | Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
“Em Casa d` Amália” ao vivo com: Alexandra, FF, Jorge Fernando, José Gonçalez, Tozé Brito e André Dias.
Palco Amália | Auditório Abreu Advogados
Maura Airez
Natalino de Jesus
Palco Santa Maria Maior | Largo do Chafariz de Dentro
“Os Mauricianos”: Fernando Jorge, Jaime Dias, Pedro Galveias e Vitor Miranda
Conceição Ribeiro e Nelson Lemos
Fado à Janela | Largo de São Miguel 
Jorge Silva, José Manuel Rodrigues, Gilberto Silva
Igreja de São Miguel
Teresa Tapadas
António Pinto Basto
Igreja de Santo Estevão
José Geadas
Tânia Oleiro
Palco Bogani | Grupo Spotivo Adicense
Maria João Quadros
Silvino Sardo
Sociedade Boa União
Escola de Fado Amador Criativo de Alverca:
Rodrigo Figueira, Beatriz Mamede, Rodrigo Monteiro
Centro Cultural Dr. Magalhães Lima
Rita Guerra
Marta Pereira da Costa

 

Dia 25 de setembro

 

Palco Santa Casa
Concerto de Homenagem a Carlos do Carmo com: Camané, Gil do Carmo, Maria da Fé, Marco Rodrigues, Paulo de Carvalho, Ricardo Ribeiro e Sara Correia
Fábia Rebordão
Miguel Moura
Palco Ermelinda de Freitas | Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
 “Casa de Linhares” com: André Baptista, Vânia Duarte, José Quaresma e Jorge Fernando
Palco Amália | Auditório Abreu Advogados
Tiago Correia
Inês de Vasconcellos
Palco Santa Maria Maior | Largo do Chafariz de Dentro
Sónia Santos e Bruno Igrejas
Ana Marta e Luís Capão

Fado à Janela | Largo de São Miguel 
Jorge Silva, José Manuel Rodrigues, Gilberto Silva
Igreja de São Miguel
Ana Sofia Varela
Gonçalo Salgueiro
Igreja de Santo Estevão
A Igreja e o Fado: Mia Moura, Carla Cortez, António Laranjeira
Palco Bogani | Grupo Spotivo Adicense
Lino Ramos
Ivone Dias
Sociedade Boa União
Escola de Fado Amador Criativo de Alverca:
Rodrigo Figueira, Beatriz Mamede, Rodrigo Monteiro
Centro Cultural Dr. Magalhães Lima
Rita Guerra
Marta Pereira da Costa

 

Bilhetes:

Até 31 de agosto:
Passe de 2 dias – 30€
Bilhete diário – 20€

De 01 a 23 de setembro:
Passe de 2 dias – 35€
Bilhete diário – 25€

Nos dias do Festival:
Passe de 2 dias – 40€
Bilhete diário – 30€

O bilhete tem obrigatoriamente que ser trocado por pulseira, pelo próprio, colocada pela organização do Festival no Museu do Fado, a partir do dia 23 de setembro. A pulseira dá acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

Locais de venda:
Museu do Fado, Blueticket.pt – Call Center Informações e reservas 1820 (24 horas), ABEP, Bilheteiras da Altice Arena, rede Pagaqui, FNAC e em bilheteira.fnac.pt, Worten, Phone House, ACP, El Corte Inglês, Turismo de Lisboa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *