SONIC YOUTH

O álbum

A obra prima dos nova-iorquinos Sonic Youth, editado originalmente em 1992, vai agora ser alvo …

… de uma reedição de luxo, remasterizada e em formato de CD duplo.

O relançamento de “Dirty” vai ser acompanhado de lados-b, 11 canções inéditas, provindas dos ensaios que levaram à edição de “Dirty” e um livrete com 28 páginas onde podemos encontrar material de Thurston Moore, Lee Ranaldo e Byron Coley (amigo de longa data da banda).

“O mundo do rock nunca conheceu uma banda como os Sonic Youth. “Dirty” é um excelente disco… um dos melhores, mais inesquecíveis e coerentes trabalhos que já ouvi. A aura de insurreição providencia o contexto adequado para as canções mais pessoais, aumentando a intensidade e o risco emocional, e combinando um leque muito variado de canções num todo desértico e escaldante”. – Robert Palmer – Rolling Stone Magazine (1992)

Esta edição de luxo de “Dirty”, contêm muitos outros temas, além dos quinze da edição original. Assim, neste lançamento em CD duplo podemos encontrar os LADOS-B “Genetic”, “Hendrix Necro”, “The Destroyed Room”, “Is It My Body”, “Personality Crisis”, “The End Of The End Of The Ugly” e também o épico com oito minutos de duração, “Tamra”.

No que concerne a TEMAS PROVINDOS DOS ENSAIOS que levaram ao álbum “Dirty”, são aqui apresentadas canções como “Lite Damage”, “Dreamfinger”, “Barracuda”, “New White Kross”, “Guido”, “Moonface”, “Poet In The Pit” ou “Theoretical Chaos.”

“Dirty”, o oitavo álbum na carreira dos Sonic Youth, contou com a produção da banda e também de Butch Vig. Este disco, que atingiu a liderança das tabelas de venda alternativas nos EUA, reflecte ainda as digressões efectuadas pelos Sonic Youth conjuntamente com bandas como os Nirvana ou Mudhoney.

O alinhamento de “Dirty” é o seguinte:

Disco 1:
1. “100{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c}”
2. “Swimsuit Issue”
3. “Theresa’s Sound World”
4. “Drunken Butterfly”
5. “Shoot”
6. “Wish Fulfilment”
7. “Sugar Kane”
8. “Orange Rolls, Angels Spit”
9. “Youth Against Fascism”
10. “Nic Fit”
11. “On The Strip”
12. “Chapel Hil”
13. “JC”
14. “Purr”
15. “Crème Brûlée”
16. “Stalker” (lado-b – faixa bónus)
17. “Genetic” (lado-b – faixa bónus)
18. “Hendrix Necro” (lado-b – faixa bónus)
19. “The Destroyed Room” (lado-b – faixa bónus)

Disco 2:
1. “Is It My Body” (lado-b – faixa bónus)
2. “Personality Crisis” (lado-b – faixa bónus)
3. “The End Of The Ugly” (lado-b – faixa bónus)
4. “Tamra” (lado-b – faixa bónus)
5. “Little Jammy Thing” (tema editado anteriormente – faixa bónus)
6. “Lite Damage” (tema dos ensaios – faixa bónus)
7. “Dreamfinger” (tema dos ensaios – faixa bónus)
8. “Barracuda” (tema dos ensaios – faixa bónus)
9. “New White Kross” (tema dos ensaios – faixa bónus)
10. “Guido” (tema dos ensaios – faixa bónus)
11. “Stalker” (tema dos ensaios – faixa bónus)
12. “Moonface” (tema dos ensaios – faixa bónus)
13. “Poet In The Pit” (tema dos ensaios – faixa bónus)
14. “Theoretical Chaos” (tema dos ensaios – faixa bónus)
15. “Youth Against Fascism” (tema dos ensaios – faixa bónus)
16. “Wish Fulfilment” (tema dos ensaios – faixa bónus)

BIOGRAFIA:

Thurston Moore, Lee Ranaldo e Kim Gordon formaram os Sonic Youth em 1981, na cidade de Nova Iorque. Um ano após a fundação, a banda editou o seu álbum homónimo de estreia, ao qual se seguiram os registos “Confusion Is Sex” (1983), “Bad Moon Rising” (1985), “E.V.O.L.” (1986), “Sister” (1987) e “Daydream Nation” (1988), sendo que este último se tornou um marco na carreira dos Sonic Youth,

Em 1990, foi editado o sétimo disco dos Sonic Youth, “Goo”, ao qual se seguiram o seminal “Dirty” (1992), “Experimental Jet Set, Trash & No Star” (1994), “Washing Machine” (1995), “A Thousand Leaves” (1998), “NYC Ghosts & Flowers” (2000) e “Murray Street” (2002).

Os Sonic Youth são, indubitavelmente, a mais proeminente banda norte-americana de rock alternativo, tal como ficou provado com “Murray Street”, o seu mais recente álbum de originais, editado em 2002, e que esteve incluído na lista dos 50 melhores discos do ano das mais diversas publicações das especialidade, entre as quais a Rolling Stone.

Recorde-se que “Murray Street”, que contou com o tema “The Empty Page” como single de apresentação, vai ser apresentado ao vivo em Portugal no dia 25 de Maio, num espectáculo a ter lugar no Coliseu dos Recreios.

Página Oficial dos Sonic Youth: www.sonicyouth.com

Autor: inside