SUEDE AO VIVO

Apresenta o novo Bloodsports em Lisboa e no Porto.

Os ingleses Suede atuam nos coliseus de Lisboa e do Porto em novembro.A banda de Brett Anderson, que este ano regressou aos discos, atua no Coliseu de Lisboa a 7 de novembro e no Coliseu do Porto a 8.

Os Suede regressaram aos palcos em 2010, tendo atuado na Semana Académica de Coimbra, em 2011, e na primeira edição portuguesa do festival Optimus Primavera Sound, em 2012, no Parque da Cidade do Porto.
O primeiro álbum de originais em onze anos surge agora: Bloodsports foi editado há poucas semanas e sucede a A New Morning na discografia do grupo formado em Londres no final dos anos 80.
Os Suede tiveram impacto na cena musical britânica logo ao primeiro álbum, Suede , editado em 1993. Ao dramatismo de Brett Anderson (não raras vezes próximo de David Bowie) juntava-se a mestria na guitarra de Bernard Butler, “discípulo” de Johnny Marr, dos Smiths. A cumplicidade duraria apenas até Dog Man Star (1994), segundo álbum, ainda com a contribuição de Butler mas editado já depois da sua saída. Desta primeira fase dos Suede recordam-se singles de sucesso como “Animal Nitrate”, “So Young” “Metal Mickey”, “Stay Together”, “We Are The Pigs” ou “New Generation”.
O grupo recrutaria depois o jovem guitarrista Richard Oakes e com ele gravaria o álbum de maior êxito, em plena euforia britop. Em 1996, Coming Up colocaria cinco singles no top 10 britânico: “Trash”, “Beautiful Ones”, “Saturday Night”, “Lazy” e “Filmstar”. No verão de 1997, a banda atuaria pela primeira vez em Portugal, na edição de estreia do festival Sudoeste.
A “estrela” dos Suede permaneceria acesa em Head Music (1999), álbum que revelaria singles como “Electricity”, “She’s In Fashion” e “Can’t Get Enough”. Mas os londrinos não encontrariam igual sucesso no novo milénio: A New Morning (2002) conheceu impacto menor motivou o adeus do grupo em 2003. No ínterim, Brett Anderson lançou quatro álbuns a solo e um em colaboração com o “parceiro desavindo” Bernard Butler (uma banda de breve existência chamada The Tears).
Bloodsports , o regresso aos originais, tem como primeiro single “It Starts and Ends With You”.

Autor: inside