TEATRO NO PARQUE APRESENTA MUITO BARULHO POR NADA
ADAPTAÇÃO WILLIAM SHAKESPEARE
Encenação: Manuel Jerónimo
Co-produção: SMUP e Companhia de Teatro Gato Escaldado
7 a 11 de Julho/ 21h00m/ Parque Morais, Parede
EATRO NO PARQUE
O Teatro No Parque é uma iniciativa da SMUP e esta é a sua primeira edição. O espectáculo de teatro ao ar livre irá ganhar vida no Parque Morais, na Parede, um local muito próximo da SMUP, que se situa na mesma rua, sendo por isso um local frequentado por uma comunidade muito próxima. Ao desenvolver um projecto fora de portas, a SMUP pretende dinamizar a oferta cultural local e aproximar-se da comunidade envolvente, levando o seu teatro à rua. Esta iniciativa é também uma boa oportunidade para descentralizar o acesso à cultura, procurando situar o nosso espectáculo fora do centro urbano de Lisboa, chamando à atenção para o que acontece no cenário cultural das periferias, numa tentativa de contribuir para a sua dinamização.
A peça tem como alvo primordial levar o teatro a um público que habitualmente não vai ao teatro, dando-lhe a conhecer um texto clássico e canónico da literatura mundial numa linguagem e estilo actualizados, sem perder os elementos fundamentais e universais da obra em causa. Também o espaço cénico e a encenação são pensados nesse sentido, não só procurando fazer uso das linguagens contemporâneas do teatro europeu, particularmente na linha do teatro físico e de devised theatre, mas inserindo-o num contexto que habitualmente não é associado a teatro – o jardim. Assim, utilizando um texto chamativo, mas canónico, com um processo criativo contemporâneo, num espaço da cidade invulgar, pretendemos invadir novos territórios teatrais e conquistar, desse modo, novos públicos e novas gerações para o teatro
O espectáculo resulta de uma co-produção da Companhia de Teatro da SMUP e a Companhia de Teatro Gato Escaldado. A parceria criada entre estas duas companhias surge da vontade de unir esforços, de criar uma ligação entre uma companhia amadora mas com alguns anos de experiência (CTS) e uma companhia que pretende profissionalizar-se cada vez mais, que procura ganhar mais experiência e terreno no teatro português (CTGE).
Muito Barulho Por Nada é uma adaptação da obra homónima de William Shakespeare, a cargo do encenador Manuel Jerónimo. A peça estará em cena entre 7 e 11 de Julho de 2021. O arranque está marcado para as 21h00, e o espectáculo conta aproximadamente com uma hora de duração. Os bilhetes estarão disponíveis brevemente online (em See Tickets Portugal) e também na secretaria da SMUP. As apresentações terão lotação limitada, e irão respeitar as normas da Direcção Geral de Saúde.
SINOPSE MUITO BARULHO POR NADA
Pedro e Júlia decidem casar e pensam que a festa de noivado será a oportunidade perfeita para se tornarem casamenteiros de dois pares de amigos: Benedito e Cláudio, amigos do noivo, e Beatriz e Maria, amigas da noiva. Mas rapidamente as suas esperanças encontram uma parede, quando descobrem que Cláudio é demasiado tímido para falar com Maria e que Benedito e Beatriz se conhecem já demasiado bem para se apaixonarem. Por isso, decidem fazer uso de uma pequena mentira para ajudar num primeiro empurrão.
Mas aqui se levanta a pergunta: será que no amor se pode mentir? Ou uma relação que comece com mentira está destinada ao fracasso? São estas as grandes perguntas nesta adaptação da peça de Shakespeare, uma hilariante comédia sobre a amizade, o amor e a mentira.
EQUIPA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Ana Isabel Sousa: Produção e Intérprete
Ana Marta Kaufmann: Intérprete
David Correia: Produção e Intérprete
Gonçalo Sítima: Intérprete
José Coelho: Intérprete
Juana Pereira da Silva: Intérprete
Madalena Lisboa: Banda Sonora
Manuel Jerónimo: Encenação
LINKS
https://www.instagram.com/
http://www.smup.pt/
https://www.facebook.com/smup.
https://www.instagram.com/
https://www.
https://www.facebook.com/
https://www.instagram.com/