The Happy Mess

Trazem ao Café Concerto do CCVF

Banda portuguesa é um dos projetos mais acarinhados do indie rock português

Esta sexta-feira, 18 de março, à meia-noite, os The Happy Mess sobem ao palco do Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor para apresentarem o mais recente trabalho, “Half Fiction”. A banda conta já com alguns êxitos e passou por vários palcos. Agora, é a vez de Guimarães se deixar contagiar pela energia desta alegre confusão.
Eram uma banda de garagem na adolescência e anos mais tarde juntaram-se para atuar nas festas da cidade natal, Valpaços. Nos ensaios para esse concerto reacendeu-se a chama e os miúdos, agora já adultos, voltaram a juntar-se. O projeto cresce, torna-se mais sério e segue-se o concerto no Super Bock Super Rock que dá à banda uma projeção que surpreendeu a todos. Depois do EP “October Sessions” nunca mais pararam. Seguiu-se o álbum de estreia, “Songs From The Backyard” (2013), produzido por Fred (Orelha Negra, Banda do Mar, 5-30) que revelou grande adesão por parte do público e apresentam agora este “Half Fiction”.
Para este trabalho, os The Happy Mess estiveram em reclusão para o fervilhar do processo criativo que culminou neste álbum. Todos os membros da banda são provenientes de áreas profissionais muito distintas, como comunicação, arquitetura, psicologia ou dança. Apenas um membro é músico profissional, o que resulta numa sinergia muito interessante e que é também matriz identitária deste projeto. Também o gosto pela criação de novas estéticas e o cruzamento com outras áreas da cultura como a pintura, o teatro ou a dança, justifica esta “mess” que dá nome à banda.
Este projeto bebe influências de grupos como Arcade Fire, The National, Alt-j ou Tame Impala e é portanto natural que o disco revele uma sonoridade cada vez mais evidente no universo do indie rock, com tonalidades de eletrónica e que se divide entre canções que mergulham em estórias e personagens ficcionadas… E outras tantas reais, inquietas e politicamente inconformadas.
Até ao momento, os The Happy Mess têm divulgado a sua discografia em salas, auditórios e teatros de todo o país e em festivais nacionais (Vodafone Paredes de Coura, Super Bock Super Rock, MEO Marés Vivas, Festival do Crato, entre outros). A par da música, a banda interessa-se pela transdisciplinaridade artística. Daí resultam, por exemplo, telediscos, projeções vídeo em concertos, artworks e documentários, produzidos em conjunto com realizadores, fotógrafos, designers, ilustradores e performers. Chegou a vez de Guimarães os receber no Café Concerto do CCVF.