The Kills e Calexico

No Vodafone Paredes de Coura

The Kills e Calexico são as novas confirmações no cartaz do Vodafone Paredes de Coura, que se juntam aos já anunciados Justice, Toy e Bombino.

No dia 16 de Agosto, The Kills , formados pela dupla Jamie Hince/Alison Mosshart, regressam ao palco que os lançou em Portugal. Com o último álbum na bagagem, “Blood Pressures”, descrito por Hince como “um álbum sobre relações”, antecipa-se um concerto intenso pois, como diz Mosshart, “tenho de tocar este disco ao vivo para perceber do que fala verdadeiramente”.

A dinâmica que seduz nos álbuns dos Kills, feita de cumplicidades mas também de dissonâncias – que soam a desafios que a dupla lança mutuamente, numa eterna batalha de géneros, ganha outra dimensão ao vivo. Um concerto dos Kills é sempre um momento de comunhão com o público, que esbate a fronteira física do palco, como poderemos testemunhar no Vodafone Paredes de Coura.

No dia 17 de Agosto, a banda de Joey Burns e John Convertino, Calexico, terá certamente muita música para pôr em dia com os fãs portugueses, após um afastamento demasiado longo dos nossos palcos. Joey Burns confessou a Bruno Martins, jornalista do Metro e autor do blogue Aqueles Dias de Paródia: “nós nunca tocámos num festival em Portugal, mas há um a que gostaríamos muito de ir, no Norte do País… o Vodafone Paredes de Coura”.

O último dos sete álbuns que compõem a discografia dos Calexico, “Algiers”, confirma o estatuto da banda enquanto criadora de um território musical próprio, fora de qualquer estilo ou catalogação possível. Banda sonora das paisagens tórridas e poeirentas em que os Estados Unidos e o México se encontram e ignoram fronteiras, há country, mariachis, contemplação e festa na música dos Calexico.

Na gravação do novo “Algiers”, os Calexico procuraram outras fronteiras, para poderem derrubá-las: mudaram-se para New Orleans, onde descobriram o Haiti, Cuba e África, que trouxeram para o disco. O resultado, após duas décadas de carreira, é que o seu som único surge revitalizado. Cada vez mais livre. Para (re)descobrir no Vodafone Paredes de Coura.

Autor: pires