TURISMO estreia ferida aberta de uma cidade anónima em crise

No dia 31 de janeiro, no Teatro Campo Alegre

Nova criação de Tiago Correia, da estrutura A Turma, relata um processo de despejo criminoso. A consultoria artística é de Regina Guimarães

De tempos em tempos, uma polémica de despejo criminoso nos centros urbanos ocupa a agenda mediática portuguesa. A desenfreada especulação imobiliária que ora resulta da busca frenética de lazer dos visitantes estrangeiros, ora dos agentes promotores do “aburguesamento” da cidade, dá início a uma luta pela sobrevivência. Em TURISMO, Tiago Correia – responsável pelo texto original e encenação – traz a cena esta reflexão acerca de questões que assombram o nosso “aqui e agora”. A estreia absoluta do espetáculo – uma produção da estrutura A Turma – está marcada para 31 de janeiro, no Campo Alegre – Teatro Municipal do Porto, e está em cena também no dia 1 de fevereiro.

Uma cidade anónima, obcecada e ferida no coração pelo fenómeno turístico, vê-se sob uma crise de identidade. Este é o espaço físico e mental onde as histórias de vida de seis personagens de diferentes gerações se encadeiam, cruzam e desaguam. Durante três dias e três noites vertiginosas, problematizam-se questões como a identidade, a memória, a dignidade, o amor e a justiça. De acordo com Regina Guimarães, responsável pela consultoria artística, o espetáculo “fá-lo com a elegância de um estilo que privilegia a suspensão, o não-dito inaudito, o entre silêncios e o entre palavras.”

Em TURISMO, a pujança e a fragilidade das relações humanas moldadas pelo medo ganham vida pelas mãos de André Júlio Teixeira, Claudia Lázaro, Inês Curado, José Eduardo Silva, Paulo Lages e Romi Soares. O espetáculo é para maiores de 14 anos e sobe ao palco na sexta-feira, às 21h00; e no sábado, às 19h00. Como algumas das cenas são em francês, a peça conta com legendagem em português. O preço dos bilhetes é de 7 euros. Após a estreia no Porto, TURISMO “visita” o Cine-Teatro Louletano, em Loulé, nos dias 4 e 5 de junho.

Espetáculo “transforma-se” em livro
É já este sábado, às 16h00, que será lançado o livro original TURISMO numa edição da Húmus. A FNAC da Rua de Santa Catarina, no Porto, recebe a apresentação da obra, bem como uma palestra de divulgação da peça – que, apesar de ser uma história fictícia, foi inspirada no aumento turístico que se vive em muitas cidades, nomeadamente de Portugal. No dia seguinte, está prevista uma leitura da peça no “À Boca de Cena”, numa rubrica do GrETUA e Teatro Aveirense.

Arte de dar vida e de criar vidas andam de mãos dadas
Tiago Correia é diretor artístico, desde 2018, da estrutura A Turma, sendo um dos membros responsáveis pela criação do coletivo. O licenciado em Teatro-Interpretação e Pós-Graduado em Dramaturgia e Argumento, pela ESMAE, é ator em teatro, cinema e televisão e encenador de espetáculos como História de Amor (Últ. Cap.), de Jean-Luc Lagarce, Do Discurso Amoroso a partir de Roland Barthes, Gaspar de Peter Handke e A Noite Canta, de Jon Fosse. Tiago Correia já conta com distinções como o Prémio de Melhor Ator no Festival Ver e Fazer Filmes da Capital Europeia da Cultura Guimarães e o Grande Prémio de Teatro Português da SPA, com os textos Pela Água (2016) e Alma (2018).

Nesse sentido, convidamos o vosso meio de comunicação social para o ensaio de imprensa de TURISMO, que decorre no dia 29 de janeiro, às 15h00, no Campo Alegre – Teatro Municipal do Porto.

Fotos : Francisco Lobo