UB40 FESTIVAL POSTIVE VIBES

Com data marcada para os dias 28 e 29 de Junho, no Areinho de Oliveira do Douro, o FESTIVAL POSITIVE VIBES regressa para a sua segunda edição com um dos maiores clássicos do reggae: UB40.

A banda de reggae britânica UB40 vão actuar no dia 29 de Junho, e trinta anos depois, com mais de 50 milhões de álbuns vendidos tornaram-se grandes estrelas mundiais, considerados verdadeiras fontes de inspiração para todos os jovens.
Formaram-se no ano de 1978 em Moseley, Birmingham numa fila de segurança social britânica e o nome da banda saiu de um impresso de desemprego: Unemployment Benefit 40 (Benefício de Desemprego). Uma situação que nos é tão próxima nestes últimos tempos e que afecta tantos jovens e naquela época eram também 8 jovens: Robin e Ali Campbell, Earl Falconer, Michael Virtue, Brian Travers, Jim Brown, Norman Hassan e Terence Wilson.
Consolidaram a sua credibilidade abordando temas políticos que atraíam uma juventude insatisfeita, rebelde e interessada no movimento ska revivalista.
Surgem os primeiros convites para actuarem ao vivo e entram em digressão com os Pretenders, fazendo as primeiras partes dos seus concertos. O single “Food for Thought” chega às tabelas do Reino Unido em 1980 e desde aí vai-se mantendo nos tops. Os seus dois primeiros álbuns “Signing Off” (1980) e “Present Arms” (1981) atingem excelentes níveis de vendas e o público cada vez mais se vai identificando com a banda.
O cariz político colocado nas suas canções têm grande impacto, por exemplo, numa das suas canções “One in Ten” arrasa a política de emprego de Margaret Tatcher.
Em 1993 lançam “Labour of Love II” um álbum de versões de reggae que conquista o primeiro lugar no Reino Unido e entra para os tops americanos, do qual sai o sucesso “Red Wine” – um dos maiores ex-libris dos UB40.
No ano de 1988 tocam a “Red Wine” num concerto de tributo a Nelson Mandela e aí esta música volta a ganhar um novo impulso e volta novamente aos tops. Continuam o seu percurso e lançam mais sucessos como “The Way You Do the Thing You Do” e “Here I am”.
Nesta época já tinham abandonado a sua posição de esquerda e estavam claramente mais focados em melhorar os seus clássicos de reggae. Com “Promisses and Lies” (1993) chegam ao nº1 na Grã-Bretanha e conquistam o 6º lugar nos EUA.
Segue-se “Guns in the Ghetto” (1997) e aí reafirmam o seu emprenho na música reggae com o “UB40 Present the Dancehall Album” (1998) numa colaboração com conhecidos artistas jamaicanos.
O grupo de oito amigos de infância continua unido e lançam no ano de 2001 um novo álbum de estúdio “Cover Up” e dessa forma assinalam o 21º aniversário de “Signing Off”. Recebem no ano de 2003 o prémio Ivor Novello e o 22º álbum da banda “Homegrown” inclui “Swing Low” – a música oficial da equipa inglesa de rugby no Campeonato do Mundo de Rugby em 2003, na Austrália.
Com um percurso invejável, os UB40 são sinónimo de sucesso e são também verdadeiras fontes de inspiração, inspirando diferentes gerações ao longo do tempo.
Donos de álbuns memoráveis, irão actuar no dia 29 de Junho no Positive Vibes e inspirar uma nova geração e relembrar os grandes hits a uma outra.

Autor: Pires