VITORINO & JANITA SALOMÉ

CASA DA MÚSICA – 9 DE OUTUBRO

Vitorino e Janita Salomé trazem à Casa da Música modas alentejanas que compuseram sobre textos escritos por António Lobo Antunes e modas inscritas na tradição ao longo de gerações. Dia 9 de Outubro, pelas 22H00.

Vitorino e Janita Salomé trazem à Casa da Música modas alentejanas que compuseram sobre textos escritos por António Lobo Antunes e modas inscritas na tradição ao longo de gerações.

As interpretações são acompanhadas pelo Grupo de Cantadores de Redondo, fundado, em 1977, pelos dois irmãos, com a “tutela” de Zeca Afonso. A modernização do cante e o respeito pela tradição encontram-se neste novo projecto, que conta também com um conjunto de sete excelentes instrumentistas.

De características urbanas, o Grupo de Cantares de Redondo cedo adquiriu prestígio pela sua versatilidade e qualidade das vozes. O grupo conta várias apresentações em Portugal e no estrangeiro, tendo, em 2007, marcado presença na homenagem a José Afonso promovida pela TV Galiza. Em termos discográficos, gravou, em 1978, o LP O Cante da Terra, que, em 1997, viria a ser editado em CD pela Movieplay. Neste registo, os cantadores perpassam temas do alto e do baixo Alentejo. Mais tarde, em 2000, participaram no trabalhado Vozes do Sul, uma inovadora celebração do cante alentejano assinada por Janita Salomé.

INFORMAÇÕES:
Filipe Raposo piano, acordeão e teclas
Sérgio Costa piano, teclas e flautaManuel d’Oliveira guitarras (aço e nylon)
Nelson Cascais baixo e contrabaixo
Daniel Salomé saxofone soprano, clarinete e flauta
Quiné bateria e percussões
Carlos Salomé coro, guitarra e bendir
22h00 | Sala Suggia | € 10

FONTE: CASA DA MÚSICA

Autor: inside