A Casa da Lenha, de Fernando Lopes Graça

No centenário do nascimento de Fernando Lopes Graça, o Teatro Nacional, em co-produção com o Teatro da Comuna, apresenta A Casa da Lenha. Um texto de António Torrado, encenado por João Mota.

Um exercício de memória que revisita um dos mais notáveis compositores e musicólogos do século XX, a peça A Casa da Lenha, começa com um Fernando Lopes Graça em idade avançada, em pleno processo de criação da canção A Minha Terra, uma das suas últimas obras de música coral.

No espectáculos estão presentes muitos excertos musicais, desde música coral, dança sevilhana, filarmónica, instrumental bem como composições de Lopes Graça, como Acordai ou O Menino de sua Mãe.

Nesta peça, um percurso de vida contado pelo próprio Lopes Graça, testemunhamos vários eventos da sua vida – os momentos de ternura entre pais e filho, os estudos musicais concluídos no Conservatório Nacional de Lisboa, a militância no PCP, as detenções, o exílio em Paris.

Nela encontramos memórias, sentimentos e uma extensa galeria de personagens que se cruzaram com o compositor, uma das figuras maiores da cultura portuguesa no século XX.

Autor ANTÓNIO TORRADO
Encenação | Dramaturgia JOÃO MOTA
Cenografia JOSÉ MANUEL CASTANHEIRA
Figurinos CARLOS PAULO
Desenho de Luz PAULO GRAÇA
Direcção musical ANTÓNIO SOUSA

Maestro: JORGE ALVES e CLARA COELHO
CORO: Côro de Câmara Lisboa Cantat

Um espectáculo a não perder, um oportunidade única de poder viver intensamente a vida deste compositor, nos tempos de mudança a nível político, social e cultural no nosso país.

Com uma participação especial do Côro de Câmara Lisboa Cantat que nos habituou já a uma grande qualidade de interpretação musical; depois de uma tournée na área lírica com a interpretação das «Bodas de Fígaro» de W. A. Mozart, desta feita em composições de Fernando Lopes Graça, com intervenção cénica.

http://www.lisboacantat.com

A Casa da Lenha
Sala Garrett
16 de Nov a 30 de Dez 2006

3ª a SÁB. 21H30 DOM. 16H00

Autor: INSIDE