Aimee Mann no Coliseu

A voz de Magnólia!

O Coliseu de Lisboa recebeu a cantora Aimee Mann no passado dia 18 de Outubro. Considerada como a grande inspiração de Paul Anderson, director de cinema, para a realização do roteiro do filme “Magnólia”, Aimee Man actuou, novamente, em Lisboa.

Após um ano desde a última actuação em Portugal, Aimee Mann voltou a pisar solo português, desta vez para a apresentação do seu último álbum de originais intitulado “@#{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} & *! Smilers”, editado no início de 2008.
A ex- Til Tuesday apresentou-se num coliseu simpaticamente preenchido com o estilo Rock/Country que já fazem parte da sua imagem. Foi em tons suaves, mas fortes, que a cantora, compositora e guitarrista de Los Angeles iniciou as apresentações de “”@#{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} & *! Smilers” que tem como principais temas de inspiração a fama e o sucesso para os quais grande parte das pessoas depende e vive.
As primeiras apresentações de “@#{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} & *! Smilers” foram feitas com os temas “Stranger Into Starman”, “Looking For Nothing” e “Freeway” e para quem considera que a maioria das composições de Aimee Mann nos levam por caminhos deprimentes, a apresentação de “Smilers” prova que Aimee Mann pode, também, apresentar-nos algo mais sorridente.
A escolha do título para o último registo de Aimee Mann surgiu de uma artigo que a cantora leu sobre as diferentes formas de resposta em diferentes culturas.
No site oficial da cantora, Aimee diz que “li um artigo que dizia que à volta de todas as culturas, na maioria das vezes, as pessoas apresentam um sorriso”.
A segunda noite de Aimee Mann em Lisboa, a primeira actuação foi em 2007, sorriu tranquila com a simplicidade e encanto da grande voz que deu corpo à banda sonora de “Magnólia”.
Talvez pelo grande sucesso alcançado com este convite de Paul Thomas Anderson, director de “Magnólia”, a noite foi repleta não só de “Smilers” como também de temas tão conhecidos do público português como “Save Me” e “Wise Up”, esta última, continua a ser o grande sucesso de Aimee. Quem não se lembra que “Wise Up”, para além de fazer parte da banda sonora de “Magnólia”, entrou nas nossa televisões durante meses através de um spot para a Prevenção Rodoviária Portuguesa?
Depois da tranquilidade oferecida por Aimee Mann aos presentes no Coliseu de Lisboa, o público saiu com um encore de “One” e “Deathy” a encerrar a noite, certamente a sorrir.
Tiago Bettencourt fez as apresentações de Aimee Man no coliseu e quase que hipnotizou o público presente com a sua performance a solo, com o piano, a guitarra e o microfone. Tiago Bettencourt escolheu alguns temas dos Toranja para esta noite de Sábado fazendo destaque à letra de “Jardim” referindo-se à música como uma mensagem de entreajuda. Foi a contar as músicas que ainda podia tocar, devido à aproximação da hora de actuação de Aimee Man, que Tiago Bettencort deixou o público, provavelmente a pensar “Fazes Muito Mais que o Sol”.

Autor: Marisa Antunes