THIEVERY CORPORATION NO COLISEU

PORTA DE DEUS !

A banda apresentou um espectáculo no Coliseu de Lisboa, a 19 de Outubro, repleto de diferentes culturas, ritmos e mensagens políticas, sociais e económicas! Babilónia é a palavra chave quando falamos de Thievery Corporation. O significado de Babilóni

Se a música serve como instrumento de divulgação de mensagens, quer elas se traduzam em mensagens políticas, culturais, defensoras, acusadoras, entre outras, sem dúvida que a banda de Washington utiliza esse meio para mostrar ao mundo o que o mundo por vezes não quer ver. Pode mesmo dizer-se que mais do que considerarmos os Thievery Corporation como um duo americano, Rob Garza e Eric Hilton são da Índia, do Afeganistão, do Ruanda, da Jamaica, de Angola, do Iraque, da Arábia Saudita, do Líbano, do Nepal ou talvez um pouco mais da ex cidade Mesopotâmia Babilónia, visto a palavra Babilónia apresentar-se com uma repetição sucessiva em diversas músicas dos Thievery Corporation.
Muito mais do que a apresentação do último álbum de originais, intitulado “Radio Retaliation”, editado em Setembro último, os Thievery Corporation gritaram por um pedido de ajuda a todos os que ocuparam a sala mítica da capital e que fizeram com que este concerto se apresentasse lotado, de pessoas e de mensagens.
“5 Cents To FILL A CUP” é a primeira entrada em palco dos Thievery Corporation através de um filme inicial sobre a fome, o tráfico de armas e seres humanos, sobre os direitos humanos e os direitos fundamentais, em particular os que se referem a crianças e mulheres. Rob Garza e Eric Hilton mostraram imagens reais de um mundo em que a guerra, a fome e a violação dos direitos humanos fazem parte do dia-a-dia dos que habitam e sobrevivem nestes locais. As imagens foram captadas através das missões desenvolvidas pela Organização Não Governamental World Food Programe, algumas das quais contaram com a intervenção e participação de Rob Garza e Eric Hilton.
Depois de um início caracterizado com imagens marcantes, os Thievery Corporation entraram, fisicamente, em palco, pisando, pela segunda vez este ano, solo português. Após a conquista do público no Festival de Paredes de Coura, os Thievery Corporation trouxeram uma novidade: “Radio Retaliation”.
Com um coliseu lotado, “Sound The Alarm” e “Mandala” foram os primeiros registos desta noite que se avistava muito animada, do início ao fim. Com o registo sonoro “Lebanese Blonde” a marcar uma mistura de música árabe com a electrónica dos Thievery Corporation o público presente manifestou o total conhecimento desta música com uma evidente euforia.
No palco, assistimos à entrada e saída de convidados que foram acompanhando Rob Garza e Eric Hilton nos instrumentos. Emiliana Torrini, Natália, Carina e o duo rastafari Roots e Zee, foram alguns dos convidados deste espectáculo e levaram ao rubro o público presente não só pelas performances em palco como também pela simpatia e empatia com o público português. Talvez pelo reconhecimento evidente de Portugal com a música dos Thievery Corporation, Rob Garza, das poucas intervenções directas com os presentes no coliseu, tivesse dito que quando a banda de Washington percorre a Europa, Portugal é, sempre, o primeiro país na lista dos concertos agendados.
Na linha de registos a tocar, “Richest man in Babylon” marcou um dos pontos mais altos deste concerto que não abrandou o ritmo do início ao fim.
Sobre o tema de muitas das músicas dos Thievery Corporation, Babilónia, fica a questão sobre o verdadeiro significado da palavra: Palavra de Deus, como muito generalistas defendem, ou como defendem os judeus a palavra significa Babel, ou seja, confusão. Fica aqui a dúvida.

Autor: Marisa Antunes