ALEXANDROS NATHANAIL | ONDE SONHO

02 DE DEZEMBRO à venda

É assim que o pianista grego Alexandros Nathanail convida os seus ouvintes à viagem musical do seu último trabalho discográfico “Onde Sonho”, que sucede o álbum “Icons”, editado em 2010.

Alexandros Nathanail vem constantemente a Portugal e, com o tempo, tornou-se um apaixonado pelo fado português. Em Atenas, já se apresentou ao lado de Joana Amendoeira, entre outras fadistas locais, e foi a partir deste convívio direto com a música portuguesa que surgiu a ideia de fazer um disco com a participações de alguns fadistas da sua admiração.

Em “Onde Sonho”, o pianista grego Alexandros Nathanail inaugura, assim, parcerias com alguns dos nomes mais importantes do fado contemporâneo. São, no total, sete canções e seis temas instrumentais, todos compostos por Alexandros Nathanail. O tema que abre o disco é “Toda a Beleza é um Sonho”, um poema do heterónimo de Fernando Pessoa, Ricardo Reis, interpretado por Maria Ana Bobone. Além de Maria Ana Bobone, participam também do projeto os fadistas Ana Sofia Varela, Carla Pires, Gisela João, Helder Moutinho e Joana Amendoeira, que, com suas variadas interpretações, compõem uma variadíssima paleta de cores musicais.Para a canção interpretada por Carla Pires, “Lençóis de Além”, Alexandros convidou o renomado compositor Tiago Torres da Silva para compor a letra, enquanto que a canção interpretada por Gisela João, novíssima revelação do fado, compõe-se de versos esparsos da poetisa Florbela Espanca.

Destaca- se também a voz quente de Katerina Polemi, cantora greco-brasileira, que interpreta e também assina a letra da canção “De um outro Plano”.Além do piano de Alexandros Nathanail, um elenco magnífico de músicos gregos foi escalado para participar no disco, além dos reconhecidos e talentosos portugueses Marco Oliveira e Ricardo Parreira.“Onde Sonho” é uma viagem única entre as paisagens musicais de Grécia e Portugal. Um disco a ser lentamente saboreado como um bom vinho português ou um uzo grego.

Autor: pires