ANA CAROLINA Ensaio

ENSAIO DE CORES | AO VIVO

Data de Lançamento: 12 de Dezembro 2011

Em Julho de 2010, a cantora e compositora Ana Carolina estreou o projecto “Ensaio de Cores”, misturando a sua música e a apresentação, em primeira-mão, de uma exposição de telas da sua autoria. Além de sucessos e canções inéditas, o espectáculo trazia no seu alinhamento, canções de outros compositores, num formato intimista e com o acompanhamento de uma banda de mulheres especiais.

O projecto “Ensaio de Cores” nasceu de uma grande paixão de Ana Carolina pela pintura. “A pintura se instalou fortemente em mim em meados de 2002, pouco antes do lançamento de Estampado, um álbum tão emocionalmente conturbado, que cheguei ao ponto de criar uma tela para cada canção. Para aliviar a sensação aflitiva do registro das canções em estúdio, eu pintava para ver aquelas canções que só ouvia. De lá pra cá não parei mais”, conta Ana Carolina. “A pintura elimina involuntariamente os limites que conheço e que invento para a música. Não estou em busca somente da beleza, quero, sobretudo, da comunicabilidade visual”, explica.

Além do espectáculo inédito, em “Ensaio de Cores”, as telas da cantora foram colocadas à venda nos “foyers” das casas onde o concerto foi apresentado, tendo parte do seu valor revertido em benefício de entidades dedicadas a projectos de prevenção e educação da diabetes que a cantora, diabética desde os 16 anos, apoia há quatro anos. Estas mesmas telas, foram utilizadas pelo “vídeo-maker” Grima Grimaldi para a produção dos vídeos projectados como cenário do concerto.

Apresentando-se pela primeira vez com uma banda só de mulheres, em “Ensaio em Cores” Ana Carolina foi acompanhada no piano por Délia Fischer, uma das instrumentistas mais renomadas no Brasil, e com extenso currículo de apresentações em festivais de Jazz na Europa. No violoncelo, Gretel Paganini que, com apenas 28 anos, já é reconhecidamente a nova revelação da música erudita no Brasil e que coincidentemente, apresentada por Délia Fischer a Ana Carolina como a melhor violoncelista da sua geração, é também natural de Juiz de Fora, MG, terra natal de Ana Carolina. Na percussão e bateria, Lanlan, instrumentista arrojada, que já tocou com Marisa Monte e Cássia Eller e actualmente é integrante do grupo Moinho que se vem destacando no cenário na música contemporânea, no Brasil, como uma importante referência musical.

O espectáculo que originalmente foi concebido para quatro apresentações apenas: duas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro, como um projecto especial junto a entidades parceiras de Ana Carolina ligadas ao atendimento de comunidades carentes nas questões referentes à diabetes, foi recebido de forma muito calorosa tanto pelo público quanto pela crítica, o que acabou por trazê-lo de volta às duas cidades para novas apresentações em 2011 e ainda, em mais de 12 cidades por todo Brasil. De volta ao Rio de Janeiro, para uma terceira temporada, foi gravado no Citibank Hall, no início de Setembro, para registo em CD DVD e Blu-Ray, com Producão Musical da própria Ana Carolina e Direcção Geral de Zé Henrique Fonseca, sendo um dos produtos de estreia da sua nova produtora a Goritzia Filmes – depois de anos como sócio e director da Conspiração Filmes. O áudio da gravação, ganhará ainda uma tiragem especial em vinil”, formato inédito na carreira de Ana Carolina.

Em Ensaio de Cores, Ana Carolina canta, toca guitarra, violão, pandeiros e baixo, em solo na releitura de Azul – clássico do repertório de Djavan. O concerto traz ainda as inéditas Você não sabe, de Antônio Villeroy, a primeira parceria de Ana Carolina com Edu Krieger – o samba Prá tomar três e as inéditas na interpretação de Ana Carolina – Todas elas juntas num só ser de Lenine e Carlos Rennó, Simplesmente Aconteceu de Chiara Civello e Dudu Falcão e Força Estranha – sucesso do repertório de Roberto Carlos, da autoria de Caetano Veloso e que ganhou nas rádios na interpretação de Ana Carolina aquando do lançamento do projecto “Elas cantam Roberto”.

A 12 de Dezembro, “Ensaio de Cores” chegam às lojas portuguesas no formato CD e digital, como um dos mais esperados lançamentos do ano, tendo a faixa “Problemas” (tema da novela Fina Estampa), já sido destacada com grande sucesso nas rádios brasileiras.

Alinhamento “Ensaio de Cores” (CD):

01 – RAI DAS CORES (Caetano Veloso)
02 – AS TELAS E ELAS (Ana Carolina)
03 – ALGUÉM DE DISSE (Evaldo Gouvêa/Jair Amorim
04 – VOCÊ NÃO SABE (Antônio Villeroy)
05 – CARVÃO (Ana Carolina)
06 – TODAS ELAS JUNTAS NUM SÓ SER (Lenine/Carlos Rennó)
07 – AZUL (Djavan)
08 – O VIOLÃO (Paulo César Pinheiro/Sueli Costa)
09 – FERIADO MASTER (Chico César) / O AMOR É UM ROCK (Tomzé) / ENTRE TAPAS E BEIJOS (Antônio Bueno/Newton Lima
10 – PRÁ TOMAR TRÊS (Ana Carolina/Edu Krieger)
11 – SIMPLESMENTE ACONTECEU (Chiara Civello/Dudu Falcão)
12 – CLARIDADE (Ana Carolina/Aleh Ferreira)/ SÓ FALA EM MIM(Ana Carolina/Antônio Villeroy/Celso Fonseca) / PRÁ RUA ME LEVAR (Ana Carolina/Antônio Villeroy)
13 – FORÇA ESTRANHA (Caetano Veloso)
14 – STEREO (Ana Carolina/Antônio Villeroy)
15 – PROBLEMAS (Ana Carolina/Chiara Civello/Dudu Falcão)

————————————

Problemas
Ana Carolina / Dudu Falcão / Chiara Civello

Qualquer distância entre nós
Virou abismo sem fim
Quando estranhei sua voz
Eu te procurei em mim
Ninguém vai resolver
Problemas de nós dois
Se tá tão difícil agora
Se um minuto a mais demora
Nem olhando assim mais perto
Consigo ver porque tá tudo tão incerto

Será que foi alguma coisa que falei?
Ou algo que fiz que te roubou de mim?
Sempre que eu encontro uma saída
Você muda de sonho e mexe na minha vida
O meu amor conhece cada gesto seu
Palavras que o seu olhar só diz pro meu
Se pra você a guerra esta perdida
Olha que mudo os meus sonhos
Pra ficar na sua vida

Autor: inside
Data: 01/12/11