Backyard Babies em Lisboa

30 de Setembro

Em digressão pela Europa, os Backyard Babies regressam a Portugal para um concerto único no Music Box, em Lisboa, dia 30 de Setembro de 2008. Na bagagem trazem o sexto álbum «Backyard Babies», com edição marcada para 18 de Agosto

Oriundos da cidade sueca de Nässjö, os Backyard Babies formaram-se em 1989 com Tobbe (voz), Dregen (guitarra), Johan Blomqvist (baixo) e Petter Carlsson (bateria) a tentarem criar uma nova sonoridade sob influência dos Rolling Stones, New York Dolls, Kiss, Ramones ou Sex Pistols. O EP de estreia, «Something To Swallow», foi editado em 1991 depois de uma longa digressão pela Suécia que levou à saída de Tobbe da banda e consequente entrada de Nicke Borg para o lugar de vocalista.

Três anos mais tarde surgiu o primeiro longa-duração «Diesel & Power» que foi bem recebido pela crítica e lhes proporcionou espectáculos em toda a Europa. O percurso ascendente dos Backyard Babies sofreu uma paragem forçada depois do guitarrista Dregen se juntar ao amigo Nicke Andersson (baterista da clássica banda de metal Entombed) para criar os The Hellacopters. Durante dois anos, Dregen dedicou-se ao seu novo projecto deixando os Backyards Babies de lado até que em 1997 foram convidados a tocar com os Social Distortion, L7 e Monster Magnet.

No início de 1998 a banda edita o segundo álbum de originais «Total 13» e parte em digressão com os AC/DC. O sucesso que obtiveram na Europa estende-se aos EUA com este registo. Cada vez mais descontente com o rumo musical dos The Hellacopters, Dregen resolve dedicar-se por inteiro aos Backyard Babies e a banda parte em tour pela América do Norte e Europa.

«Making Enemies Is Good», saiu em 2001 antecipando o bem sucedido «Stockholm Syndrome», de 2003, com mais peso nas guitarras e um som variado, que lhes valeu uma nomeação para os Grammys suecos e um convite para acompanhar os Velvet Revolver em digressão.

«People Like People Like People Like Us» foi editado em 2006 e valeu-lhes uma longa e proveitosa digressão. Com um som mais limpo, arranjos mais trabalhados, músicas mais harmoniosas e com menos peso que os discos anteriores, este trabalho levou a banda a juntar-se aos The Hellacopters e aos Millencolin para uma tour sueca intitulada «Where the action is».

A 18 de Agosto é editado na Europa o sexto álbum de originais dos Backyard Babies, o primeiro trabalho homónimo em quase 20 anos de carreira.

Uma excelente oportunidade para ver uma das mais importantes bandas escandinavas de rock!

Os bilhetes para o concerto custam 15,00-Euros, à venda brevemente nos seguintes locais: Carbono (Lisboa e Amadora), Cave (Lisboa) e no local.

Website: www.backyardbabies.com

Fonte: Prime Artists

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro