CASCAIS COOL JAZZ

NORAH JONES, DIANA KRALL E CHRIS ISAAK

Com uma proposta original no calendário musical português, o Cascais CoolJazzFest regressa em Julho com grandes talentos internacionais, numa viagem pelas linguagens e atmosferas do jazz.

Apostando na fusão de sonoridades e estilos, o programa de 2010 propõe 12 imperdíveis concertos. NORAH JONES, DIANA KRALL E CHRIS ISAAK SÃO PRESENÇAS JÁ CONFIRMADAS.
A 7ª edição de CoolJazzFest retoma o formato que já o caracteriza: concertos ao ar livre onde as vozes e melodias mais marcantes da cena musical da actualidade se apresentam numa experiência única. Em Cascais e Mafra, o CoolJazzFest realiza-se nas atmosferas singulares de locais como o Hipódromo Manuel Possolo, o Parque Marechal Carmona e o Jardim do Cerco.
Já se encontram à venda os bilhetes para os espectáculos de DIANA KRALL E CHRIS ISAAK. Para o concerto de NORAH JONES estarão à venda a partir de 10 de Março em www.norahjones.com e na Ticketline e locais habituais a partir de 12 de Março.
A anunciar brevemente outros nomes de primeira linha e talentos promissores no cartaz do CoolJazzFest deste ano.
NORAH JONES
Eloquente, sensível e plena, a música de Norah Jones fala-nos de um universo de experiência e emoção muito para além dos seus pouco mais de 30 anos. Desde o seu aparecimento no panorama musical em 2002, Norah Jones tem vindo a experimentar e redefinir a sua paisagem sonora, onde a força do jazz é pautada por nuances acústicas vindas do soul e os ritmos vincados do pop e do rock. O sucesso meteórico da sua carreira apanhou de surpresa esta jovem nascida no seio de uma família musical que aos 20 anos trocou o Texas por Nova Iorque, sonhando vingar como cantora jazz. Com três álbuns editados que venderam um total de cerca de 36 milhões de cópias, Norah Jones embarcou na gravação de “The Fall”, o seu mais recente lançamento discográfico, com uma ideia muito concreta do som que queria atingir. Um misto de beleza e a aspereza de algumas arestas mal polidas, com um ênfase especial no ritmo e no som da guitarra tocada pela própria Norah. Com incursões pela batida rock em “Stuck” ou baladas como “Back to Manhattan”, em The Fall, explora novas intersecções criativas em que privilegiou o trabalho instrumental aliado a um estilo de interpretação vocal mais descontraído. No CoolJazzFest, Norah Jones tocará pela primeira vez em Portugal o repertório deste seu 4º álbum, já um sucesso junto da crítica internacional. Um passo de gigante no seu crescimento enquanto artista, o som envolvente e rico em texturas The Fall dá o mote a este concerto imperdível, com a interpretação carismática de Norah Jones, na voz e na guitarra.
DIANA KRALL
Expoente máximo do jazz contemporâneo no feminino, a cantora e pianista Diana Krall dispensa apresentações. Senhora de uma voz densa e sensual animada por uma raro poder expressivo, a diva canadiana tem vindo a conquistar legiões de fãs desde o início da sua carreira na década de 90. No seu percurso contam-se, para além 9 Grammies e outros prémios de destaque, uma impressionante discografia elogiada pela crítica e várias digressões internacionais que consolidaram o seu estatuto de grande performer ao vivo. Lançado em 2009, o seu mais recente álbum “Quiet Nights” é uma obra de maturidade musical, onde Diana Krall demonstra todo o seu domínio do instrumento vocal. De uma intimidade desarmante, bebe a sua inspiração nas suas batidas e melodias penetrantes da Bossa Nova que abrem caminho à improvisação jazz. Co-produzido por Tommy LiPuma, colaborador de longa data, e com arranjos de Claus Ogerman, que trabalhou com Tom Jobim, João Gilberto e Frank Sinatra, este álbum integra versões de temas clássicos de Tom Jobim como “Quiet Nights” ( o lendário Corcovado), “The Boy from Ipanema” e ainda “Este seu Olhar”, imortalizado por João Gilberto. “Quiet Nights”, ponto de partida para este concerto no CoolJazzFest revela-nos uma artista e uma mulher confiante, imersa num clima onde a sedução dá lugar ao desejo e cada nota sugere entrega e cumplicidade.
CHRIS ISAAK
Músico, cantor e autor com mais de 20 anos de carreira e 10 álbuns editados, Chris Isaak combina de forma surpreendente as influências do rock n’roll, country-western e blues. A sua voz melodiosa e de múltiplos cambiantes regressa aos palcos portugueses para interpretar êxitos conhecidos do grande público como “Wicked Game “ e “Baby Did a Bad, Bad Thing”, a par dos temas de “Mr. Lucky”. Autobiográfico e revelador, o último álbum de Chris Isaak fala de amor, de sorte e de azar. Prestando homenagem a seus ídolos Roy Orbison e Elvis Presley, a sua interpretação empresta a cada tema a cadência e tom certos para ilustrar uma panóplia de sentimentos: desilusão, desencontro, perda, romance, ilusão e esperança. Sem mudanças radicais face ao seu estilo característico, “Mr.Lucky” é para Chris o reafirmar da sua dedicação à música como intérprete e compositor, bem como a sua admiração por artistas como Trisha Yearwood e Michelle Branch que também colaboraram neste disco. No CoolJazzFest, o concerto de Chris Isaak promete emoções fortes pela mão de uma voz inconfundível aliando os seus inesquecíveis hits com novos temas.
Cascais // HIPÓDROMO
No coração de Cascais, este espaço é composto pelo Parque Marechal Carmona e o Hipódromo Manuel Possolo. Os seus 10 hectares de área verde convidam ao passeio e à prática de desporto, desfrutando da beleza e tranquilidade do cenário natural. Dotado de zonas de repouso, equipamentos lúdicos e de apoio e um campo de jogos tradicionais, o Hipódromo faz as delícias dos amantes das actividades ao ar livre.

Notícia: Música no Coração

Autor: inside