CHEB MAMI
DU SUD AU NORD
Uma viagem exótica por duetos estonteantes, pelo mestre do Raï.
Cheb Mami, para quem não esteja a ver assim à partida, é aquele “senhor que canta em árabe” no velhinho videoclip “Desert Rose” do Sting. E este é o seu melhor cartão de visita, para “nós ocidentais”. A verdade é que após esse clip, a procura por esse tal senhor a cantar esquisito foi incansável, até se chegar a Cheb Mami. Na realidade, radicado no Raï, uma espécie de mistura profana da música tradicional muçulmana com o pop francês, a sacrílega música para nós, soa uma combinação dos desertos e extremamente agradável de se ouvir.
E para quem quiser começar nada melhor que Du Sud Au Nord, uma espécie de Best Of, do mestre, com duetos com outras figuras conhecidas, incluindo o tão badalado Desert Rose com o Sting.
Destaque ainda para a faixa “Madanite”, um quasi reggae com uma sonoridade muito árabe e viciante, bem como “Parisien du nord”, um quasi rap. Em suma: uma fusão muito bem conseguida dos diversos estilos do mundo, com esse estilo tão próprio e ainda tão desconhecido entre nós, que é o raï.
Http://musicologo.blogspot.com
Autor: Tiago Videira