CICLO SCHOSTAKOVICH

Schostakovich-Ensemble (DSCH) Trio no CCB

Surge no ano do centenário do nascimento do compositor com o propósito de divulgar a mensagem artística de Dmitri Schostakovich, através da interpretação da sua obra de música de câmara e da obra de outros compositores, independentemente do espaço te

SCHOSTAKOVICH-ENSEMBLE (DSCH)

Surge no ano do centenário do nascimento do compositor com o propósito de divulgar a mensagem artística de Dmitri Schostakovich, através da interpretação da sua obra de música de câmara e da obra de outros compositores, independentemente do espaço temporal que ocupam na História da Música.

O projecto tem a direcção artística de Filipe Pinto-Ribeiro. Para a sua primeira temporada tem concertos previstos em Portugal, França, Estónia, Holanda, Suécia e Rússia, com a participação dos violinistas Tatiana Samouil, Ludwig Dürichen e José Despujols, dos violetistas Natália Tchitch e Mateusz Stasto, dos violoncelistas Vicente Chuaqui Rosas e Pavel Gomzkiakov, dos pianistas Rosa Maria Barrantes e Filipe Pinto-Ribeiro, dos cantores Zlata Rubinova e Yuri Kissin, e do clarinetista Pascal Moraguès.

O criptograma DSCH no nome do Schostakovich-Ensemble é o famoso motivo musical ré-mi bemol-dó-si utilizado por Schostakovich em várias obras. Trata-se de uma assinatura musical oculta, criada com base nas primeiras letras do seu nome e apelido em caracteres latinos que, na língua alemã, correspondem a notas musicais: Dmitri SCHostakovich = D-ré, S (lê-se “e s”) -mi bemol, C-dó e H-si. Ao interpretar ou ouvir a sua música, pressente-se um enigma irresistível que encerra o seu credo artístico de autenticidade e humanismo. As obras de música de câmara de Schostakovich exigem aos intérpretes um apurado realismo sonoro e profundidade espiritual: este é o objectivo do Schostakovich-Ensemble (DSCH).

Programa:

I

Sonata para Violoncelo e Piano, Opus 40 (1934)

I. Allegro non troppo
II. Allegro
III. Largo
IV. Allegro

Sonata para Violino e Piano, Opus 134 (1968)

I. Andante
II. Allegretto
III. Largo

II

Trio N.º 2 para Piano, Violino e Violoncello, Opus 67 (1944)

I. Andante – Moderato
II. Allegro non troppo
III. Largo
IV. Allegretto

Schostakovich-Ensemble (DSCH) Trio
Filipe Pinto-Ribeiro, piano
Tatiana Samouil, violino
Pavel Gomziakov, violoncelo

Fonte: CCB

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro